segunda-feira, 29 de março de 2010

PÁSCOA

PÁSCOA

Qual é o significado da Páscoa?
Os historiadores contam que a celebração da Páscoa era feita desde a antiguidade, principalmente pelos povos europeus, mas com o objetivo de comemorar a entrada da primavera, que representava e ainda representa uma estação que trás vida e a possibilidade de plantio e colheita de alimento.
Com o passar dos anos passou a ter significações religiosas, com interpretações diferentes dependendo da religião.
Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
Para os judeus, a Páscoa, também chamada de Pessach, ou Passover recorda a travessia dos judeus do Egito até a Terra Prometida - marcada pela conhecida travessia do Mar Vermelho - comemorando o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.

Como vimos, tanto a Páscoa cristã como a Páscoa judaica são rituais de passagem:
Páscoa Cristã - lembra a jornada de Jesus da morte à vida.
Páscoa Judaica - travessia pelo Mar Vermelho, da escravidão à liberdade.

Símbolos da Páscoa

Há símbolos que representam a Páscoa e são muito tradicionais...
O primeiro, sem dúvida é o ovo de Páscoa, que simboliza vida nova ou o começo da vida, por isso eram oferecidos aos familiares e amigos nesta época. Antigamente não existiam ovos de chocolate, então usava-se ovos cozidos e depois decorados. Essa tradição continua em muitos países até hoje, mas... Depois de 1830, quando surgiram as primeiras fábricas de chocolate na Inglaterra, essa tradição ganhou outro sabor e os ovos passaram a ser de chocolate. Sem dúvida é uma delícia!!!
O coelho da Páscoa é uma celebridade nesta época, principalmente para as crianças. O coelho tem grande facilidade para procriar e lembra a fecundidade da palavra de palavra de Deus entre os povos.
A colomba pascal tem o formato da "pomba da paz" que significa a vinda do Espírito Santo. Conta a lenda que este símbolo surgiu na vila de Pavia, na Itália, onde um confeiteiro teria evitado a invasão da vila oferecendo este agrado ao rei, mantendo assim a paz no local.

Brincadeiras da Páscoa... Esta você não pode perder!
A caça ao ovo é uma brincadeira tradicional e divertida! Os ovos, que podem ser os cozidos decorados ou mesmo com ovos de chocolate, são escondidos pelos pais para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Vence quem achar primeiro o seu ovo!
Para que a festa da turma fique bem divertida, utilize a máscara de coelho que também está no site e deixe a criatividade entrar em ação para pintarem como quiserem.

Para deixar a semana da Páscoa mais divertida faça uma brincadeira com seus alunos: distribua entre eles desenhos de ovos e coelhos diferentes, cortados pela metade e o desafio é fazer com que os alunos encontrem seus pares.
A corrida com o ovo é divertida e pode ser feita no pátio da escola: as crianças têm que equilibrar ovos em cima de colheres, e correr sem deixar o ovo cair até a chegada para ganhar um prêmio.





Sugestões feitas de EVA

Agarradinho