quarta-feira, 1 de junho de 2011

Musicalização na Educação Infantil


A importância da música na Educação Infantil

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia Antiga, era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos, ao lado da matemática e da filosofia.
O contato intuitivo e espontâneo com a expressão musical desde os primeiros anos de vida é importante ponto de partida para o processo de musicalização. Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos etc, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem a necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva. Aprender música significa integrar experiências que envolvem a vivência, a percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais elaborados.

A expressão musical das crianças nessa fase é caracterizada pela ênfase nos aspectos intuitivo e afetivo e pela exploração (sensória motora) dos materiais sonoros. As crianças integram a música às demais brincadeiras e jogos: cantam enquanto brincam, acompanham com sons os movimentos de seus carrinhos, dançam e dramatizam situações sonoras diversas, conferindo “personalidade” e significados simbólicos aos objetos sonoros ou instrumentos musicais e à sua produção musical. O brincar permeia a relação que se estabelece com os materiais: mais do que sons, podem representar personagens como animais, carros, máquinas, super-heróis, etc.

A partir dos três anos, aproximadamente, os jogos com movimento são fonte de prazer, alegria e possibilidade efetiva para o desenvolvimento motor e rítmico, sintonizados com a música, uma vez que o modo de expressão característico dessa faixa etária integra gesto, som e movimento.

Saber aliar a prática educativa e a música é fazer da escola um lugar alegre e receptivo. A música na Educação Infantil além de ser facilitadora do processo ensino-aprendizagem, pode também ampliar o conhecimento musical do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento e uso não deve ser privilégio de poucos.

O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social.

Conceito de música
A música é algo que está sempre associada à cultura e às tradições de um povo e de sua época, ao longo do tempo as preferências musicais da população podem mudar, isso acontece devido ao desenvolvimento tecnológico e a grande influência que os meios de comunicação exercem sobre os indivíduos.

Segundo Bréscia (2003, p.25), a música é “uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações”. Conforme dados antropológicos as primeiras músicas foram usadas em rituais.

Atualmente existem diversas definições para a música, porém de um modo geral ela é considerada ciência e arte. Gaiza (1988, p.22), ressalta que: “A música e o som, enquanto energia estimula o movimento interno e externo no homem, impulsionando-o a ação e promovem nele uma multiplicidade de condutas de diferentes qualidades e grau”.

A música é composta basicamente por sons, ritmos, melodia e harmonia. Os sons são as vibrações, o ritmo é o efeito da duração dos sons, melodia é a sucessão ou repetição do ritmo e a harmonia é a combinação dos sons de forma que se torne agradável aos ouvidos. A música eleva os sentimentos mais profundos do ser humano. Não é necessário gostarmos de todos os estilos, porém conhecê-los.

A música e a educação escolar

Visando uma aprendizagem significativa e de acordo com as necessidades da sociedade nos dias de hoje, se torna cada vez mais necessária a ludicidade no ambiente educacional de nossos alunos, pois ela é capaz de tornar o aprendizado prazeroso e estimulante.

É fundamental que os professores de educação infantil considerem a cultura lúdica intrínseca das crianças, pois quando elas chegam à escola elas já trazem consigo uma grande bagagem, na medida em que quase tudo que se aprende na infância é decorrente das brincadeiras em seu convívio social.

Negrine (1997, p. 4), em estudos realizados sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil, afirma que: "quando a criança chega à escola, traz consigo toda uma pré-história, construída a partir de suas vivências, grande parte delas através da atividade lúdica".

A música pode contribuir, tornando o ambiente escolar mais agradável e alegre, ajudando na socialização das crianças com seu grupo escolar, podendo ainda ser usada para relaxar os alunos depois de atividades físicas, além de ser um poderoso recurso didático.

As aulas em que se utilizam desse recurso devem ser feitas de forma a introduzir a magia dos sons, permitindo as crianças a criação e a execução de atividades musicais de maneira lúdica e prazerosa. Nessas aulas os alunos podem construir instrumentos musicais com materiais reciclados, desenvolvendo a coordenação motora enquanto se descontraem cantando e se divertindo, além de ampliarem o vocabulário, desenvolvendo o raciocínio, a criatividade e aptidões.

A música no cotidiano escolar pode auxiliar nos casos de crianças que tenham problemas de relacionamento ou inibição, para isso é preciso aliar música e movimento, como exemplo, atividades de dança que podem contribuir para a adaptação dessas crianças em seu meio escolar.

As aulas de música devem ser planejadas de maneira a introduzir o mundo mágico dos sons, as atividades de criação e execução musical permitindo que de forma lúdica construção de conceitos associados ao saber musical. Nas aulas de música, cantando, desenvolvendo a coordenação motora, através de gestos e confeccionando instrumentos musicais, os alunos ampliam seu vocabulário, desenvolvem ritmo através das diversas formas de expressão musical.

A expressão musical desempenha importante papel na vida recreativa de toda criança. Ao mesmo tempo em que desenvolve sua criatividade, promove a autodisciplina e desperta a consciência rítmica e estética. Sugerindo interpretações, orientando a expressão corporal e o manuseio correto de diferentes instrumentos, o professor estará contribuindo para o desenvolvimento do aluno, integrando-o a um grupo e permitindo sua comunicação através das emoções que a música desperta. Mesmo a criança que tem dificuldade em coordenação motora global conseguirá, através das rodas cantadas e das danças coletivas, certa harmonia e segurança.

O canto desempenha um papel de grande importância na educação musical infantil, pois integra melodia, ritmo e harmonia, sendo excelente meio para o desenvolvimento da audição. Quando cantam, as crianças imitam o que ouvem e assim desenvolvem condições necessárias à elaboração do repertório de informações que posteriormente lhes permitirá criar e se comunicar por intermédio dessa linguagem. É importante apresentar às canções do cancioneiro popular infantil, da música popular brasileira, entre outras que possam ser cantadas sem esforço vocal, cuidando também para que sejam adequados à sua compreensão. Letras muito complexas, que exigem muita atenção das crianças para a interpretação, acabam por comprometer a realização musical. O mesmo acontece quando se associa o cantar ao excesso de gestos marcados pelo professor, que fazem com que as crianças parem de cantar para realizá-los, contrariando sua tendência natural de integrar a expressão musical e corporal.

São importantes as situações nas quais se ofereçam instrumentos musicais e objetos sonoros para que as crianças possam explorá-los, imitar gestos motores que observam, percebendo as possibilidades sonoras resultantes.

Cantigas de Roda 

As brincadeiras de roda desenvolvem os movimentos e a oralidade, além de ser uma importante manifestação cultural, brincar de roda é um exercício que estimula os movimentos, trabalha o equilíbrio, desenvolve a linguagem oral e contribui para a iniciação musical das crianças.

Mais que passatempos, as brincadeiras de roda desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo dos pequenos. Enquanto rodam no pátio, cantando as divertidas canções, eles ainda se exercitam, trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora. É importante que os alunos conheçam a coreografia tradicional das cirandas como forma de preservar nossa cultura, mas incentive as adaptações e a criação de movimentos, sendo importante respeitar o ritmo de aprendizagem de cada um.

Bandinha Rítmica

A bandinha rítmica é uma das mais ricas formas de expressão musical. Além dos valores estéticos a ela atribuídos, contribui também para o desenvolvimento do autodomínio e da auto-realização, por permitir que a própria criança construa seus instrumentos. São várias as suas finalidades:
  •  Desenvolver a acuidade auditiva; 
  • Despertar e desenvolver o senso rítmico; 
  • Satisfazer a necessidade de atividade muscular aplicada a um fim construtivo; 
  • Desenvolver o controle motor; 
  • Desenvolver a autodisciplina e a atenção; 
  • Estimular a confiança em si mesmo e o autodomínio;   
  • Estimular a expressão espontânea e as fantasias inconscientes;  
  • Desenvolver hábitos sociais (respeitar a vez do colega, confraternização e sociabilização).
A atividade de construção de instrumentos é de grande importância, além de contribuir para o entendimento de questões elementares referentes à produção de som e suas qualidades,
estimula a pesquisa, a imaginação e a capacidade criativa.

A experiência de construir materiais sonoros é muito rica. O material a ser utilizado pode ser organizado de forma a facilitar uma produção criativa e interessante. Para isso é importante selecionar e colocar à disposição das crianças: sucatas e materiais recicláveis que devem estar bem cuidados, limpos e guardados de modo prático e funcional.

Essa atividade tem de ser introduzida aos poucos. A criança deve explorar e conhecer todas as possibilidades de cada instrumento separadamente. Tão importante quanto confeccionar os próprios instrumentos e objetos sonoros é poder fazer música com eles.

O espaço também deve ser preparado de modo a estimular o interesse e a participação das crianças. O trabalho com a música deve reunir toda e qualquer fonte sonora: brinquedos, objetos do cotidiano e instrumentos musicais, sendo que a voz é o primeiro instrumento e o corpo humano é fonte de produção sonora.

Lembracinha para o dia das Mães

As lembrancinhas abaixo foram confeccionadas pelos professores da EMEB Jardim Luciana.
































Marcas de dedos

Às vezes, você se aborrece,
porque ainda sou criancinha.
E sempre deixo as marcas dos dedos,
nos móveis da casa inteirinha.

Mas estou crescendo dia a dia,
e logo adulto vou ser.
E essas marcas de dedos, 
vão todas desaparecer.

Agora deixo uma marca especial,
pra você nunca esquecer
como eram meus dedinhos
antes de eu crescer.

Pra você mamãe com todo carinho!