sábado, 13 de outubro de 2012

Ao Mestre com Carinho!

A você professor que não tem poupado esforços para ensinar e orientar com sabedoria.
A todos os professores a nosso muito obrigado!
Parabéns!!!






















15 de outubro: Brasil celebra o Dia do Professor


No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. A data remete aos tempos do antigo império – especificamente ao ano de 1847 -, quando D. Pedro I criou um decreto que instituiu o Ensino Elementar no Brasil. De acordo com a norma, todas as cidades e vilas brasileiras deveriam ter suas escolas de “primeiras letras”.

De lá pra cá muita coisa mudou. Mas, este importante marco simboliza o primeiro passo da universalização do ensino básico brasileiro e o papel primordial do educador – o decreto falava, inclusive, de como os professores deveriam ser contratados.

Aos poucos a data começou a ser lembrada como o Dia do Professor. Contudo, apenas em 14 de outubro de 1963 ela foi oficializada como feriado escolar (Decreto Federal 52.682).

Nada mais justo do que celebrar a essa bela profissão, cuja missão é ensinar. São muitas as histórias de professores que driblam os mais complexos desafios, nesse Brasil tão grande e cheio de diferenças, para cumprir o seu papel de educar.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Brincadeiras para crianças

Pegador - Abraço

Formação:  uma criança que será a pegadora e as demais espalhadas por um espaço delimitado.
Material: nenhum.
Faixa etária sugerida: de 2 a 7 anos.

Desenvolvimento: 
A um sinal, a pegadora tentará pegar uma das crianças que estarão fugindo. cada criança pode salvar se abraçar uma outra. A pegadora não pode pegar quem estiver abraçado.
No início, as crianças podem se abraçar em duplas ou até em grupos, depois, somente em duplas.
As crianças não podem ficar abraçados com o mesmo par por muito tempo, devem mudar constantemente. Se não o fizerem, a pegadora deve, por exemplo, contar 1, 2, 3 para que se separem e busquem outra para abraçar.
Pode-se predeterminar que se abracem somente de frente, depois, somente de lado, somente de braços dados, costas com costas de braços entrelaçados etc.

Variações: Em círculos, com todas as crianças abraçadas lateralmente pelos ombros, tendo uma pegadora e uma fugitiva que deverão correr por fora. A fugitiva só se salvará quando tocar em uma criança do círculo, passando a fazer parte do mesmo, abraçando as duas crianças dos lados, enquanto a que tocada torna-se a nova pegadora e a pegadora passa a ser a nova fugitiva.

Disciplinas: Educação Física e Movimento.
Conteúdos: Jogo Corporal, Coordenação motora ampla, Coordenação Viso-motora e Orientação espaço-temporal.
Temas Transversais: Ética e Pluralidade cultural.
Competências e Habilidades: Afetividade, Agilidade, Velocidade, Colaboração e Equilíbrio.
Valores e Atitudes Possíveis: Solidariedade, Respeito, Descontração e Atenção.