Atividades realizadas na oficina de nomes próprios do dia 11/05/11.
As atividades propostas estão com os personagens da Turma da Mônica, mas as atividades devem ser realizadas com os nomes dos alunos.
Grupo: Adriana Nicodemo, Isabel Cristina, Maria Inês, Elisangela Carvalho, Iraci.
Nome do Jogo: Descubra quem sou?
Objetivos:
- Através das características do personagem identificarem os nomes próprios dos mesmos.
- Ler mesmo sem saber ler convencionalmente.
Conteúdo: Nome próprio
Materiais Necessários:
Cartas com as características dos personagens;
Cartas com os nomes.
Desenvolvimento:
Em duplas, um aluno “lê” as características do personagem e o outro deve adivinhar quem é, em seguida ele deve localizar a escrita do nome deste personagem.
Quando não existe aluno alfabético o professor pode ser o leitor.
Grupo: Andreia, Maria Lúcia, Nazarena, Marcia, Ana Araujo e Marta.
Nome do Jogo: Memória de Nomes
Objetivo:
- Identificar o próprio nome e dos colegas.
Conteúdo: Leitura dos nomes próprios e imagens.
Materiais Necessários:
Tampas de copos de requeijão, color set, nomes impressos, fotos, tesoura e cola.
Desenvolvimento:
Formas pequenos grupos e colocar as peças sobre a mesa, com os nomes e figuras viradas para baixo. Decidir quem inicia o jogo.
Em seguida embaralhe as peças. Cada participante (um de cada vez), irá escolher 2 tampinhas e vira-las, verificando se o nome corresponde a imagem. Se não corresponder, a criança deverá devolver a mesa no mesmo local, virando-as para baixo e passando a vez para o próximo.
Caso a imagem corresponda ao nome, o aluno guarda para ele e joga mais uma vez.
Vence o jogo quem conseguir o maior número de tampinhas.
Grupo: Carolina, Ione, Ana Neri, Claudia Alvarenga, Flavia, Rosane, Sandra,Telma Simas.
Nome do Jogo: Dominó de Nomes
Objetivos:
- Identificar nome dos personagens pelas figuras.
- Identificar as iniciais dos nomes, quantidades de letras.
- Fazer comparações.
Conteúdo: Nomes próprios
Materiais Necessários:
Papel color set, tesoura, cola, gibi e caneta hidrográfica.
Desenvolvimento:
Jogadores: de 3 a 6 alunos.
Os alunos deverão colocar as peças numa sequência, encaixando os nomes com as figuras. O professor deve fazer intervenções aos alunos, questionando iniciais, quantidades, nomes de letras e as letras finais.
Os alunos ficarão com quantidades iguais de peças e jogarão numa sequência, onde joga um de cada vez, vendo se as peças que possui se encaixam com as que estão na mesa. Quem ficar sem nenhuma peça ganha a jogada.
Grupo: Sandra, Sheila, Deise, Edméa, Fernanda e Meiraci.
Objetivos:
- Reconhecer a personagem do gibi.
- Identificar as letras e a sequência das letras dos nomes.
Conteúdo: Nome dos Personagens
Materiais Necessários:
Color set, cola, tesoura, recorte de personagens de gibis, caixinhas de fósforo, letras móveis.
Desenvolvimento:
Em grupo, as crianças irão montar o nome dos personagens de acordo com o desenho que está na caixinha.
Grupo: Adriana Marques, Itana, Edna, Patrícia, Dionéia e Elisabete.
Nome do Jogo: Monta Nomes
Objetivo:
- Identificar o próprio nome e o dos colegas.
- Desenvolver o racíocinio lógico e oralidade.
- Estimular a socialização e interação.
Conteúdo: Nomes próprios
Materiais Necessários:
Fotos, figuras, recortes de letras, cola, tesoura e color set.
Desenvolvimento:
Organizar pequenos grupos, distribuir as cartelas e as letras que serão utilizadas que devem ser embaralhadas, para que eles procurem de acordo com os nomes que estiverem na cartela. Tendo antes apresentado as cartelas e como deve ser feito.
Vence o jogo o grupo que terminar de montar primeiro.
Grupo: Adriana, Analucia, Anita, Claudia Paes, Roselaine e Sueli.
Nome do Jogo: Bingo de Nomes Próprios
- Reconhecer a escrita do seu nome próprio e de colegas;
- Estimular a socialização em grupo.
Conteúdo: Nome Próprio
Materiais Necessários:
Papel cartão, tesoura, pincel atômico, fotos dos alunos, cola e sacolinha.
Desenvolvimento:
1º momento: O professor solicitará aos alunos que ajudem a elaborar um lista com os nomes dos mesmos e trabalhará a leitura coletiva dos nomes proporcionando momentos de descobertas através dos nomes.
2º momento: Propor construção de cartela com nomes dos alunos, sugerindo grupos de 6 alunos.
3º momento: Promover momento de socialização através da exploração das cartelas confeccionadas pelos alunos sugerindo jogo com nomes, em que o professor mostrará fotos dos alunos e pedirá para os mesmos identificarem na cartela o nome das fotos apresentadas. O grupo que preencher primeiro a cartela ganhará a competição.