sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Caixa Surpresa

Segundo ROSA (1999), "(...) a linguagem  oral se constitui num pré-requisito para alfabetização e, consequentemente, para a aprendizagem da leitura e da escrita".
Junto com os alunos, faça uma caixa-surpresa, que será explorada da seguinte forma.
Em casa, as crianças porão dentro da caixa um objeto da família - brinquedo, vestuário, utensílio doméstico, etc. - e, com ajuda de alguém da família, o nome do objeto será escrito num cartão.
Na sala, elas darão pistas para que os colegas descubram o que há dentro da caixa. 
Terminada a brincadeira, os objetos podem ser expostos e organizados de acordo com sua utilidade, cor, forma, tamanho, etc.

Degustação Saudável

Prepare com os alunos espetinhos de frutas, previamente cortadas em pequenos pedaços e dispostas numa bandeja.
As crianças farão seu espetinho, escolhendo as frutas de que mais gostam. Depois de prontos, eles podem ser molhados em mel.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Brincadeiras de Criança

"O desenvolvimento mental da criança antes dos 6 anos de idade, segundo Piaget, pode ser sensivelmente estimulado através de jogos. A brincadeira representa tanto uma atividade cognitiva quanto social e, através das mesmas, as crianças exercitam suas habilidades físicas, crescem cognitivamente e aprendem a interagir com outras crianças" (ANTUNES, 1998).
Brincando, o desenvolvimento infantil ocorre de maneira prazerosa, bem como as crianças resolvem situações de conflito da vida real, representam papéis  e situações simbólicas, imitam comportamentos, criam e respeitam regras. Contribuem para o desenvolvimento da criatividade, abstração, argumentação e representação das regras sociais existentes. 

Confeccionar Brinquedos

Quando constroem brinquedos, as crianças seguem instruções e percebem a transformação de materiais em objetos. Por que não fazer com elas brinquedos como: 
  • PIPA -  com papéis coloridos e vareta;
  • BILBOQUÊ - com copos plásticos, barbante, palitos de sorvete;
  • TELEFONE SEM FIO - Com copos de plástico e barbante;
  • VAI-E-VEM - Com garrafa plástica, barbante e argolas;
  • MICROFONE - Com cilindro de papelão do papel Higiênico, papel crepom e tinta;
  • PETECA - Com jornal;
  • BOLA - Com jornal e meia;
  • BOLICHE - Com garrafas de plástico e bola de meia;
  • FANTOCHES - Com meia ou embalagens de papel.
Feitos os brinquedos, prepare um manual de instruções com textos e desenhos explicativos.
"(...) as regras das brincadeiras, fazem com que a criança se comporte de forma mais avançada do que aquela habitual para a sua idade (...)" (SMOLE, 2000).

A Sopa das Letrinhas

Uma panela ou numa caixa são postas tantas letras quantas necessárias para compor palavras. Mexa as letrinhas como se estivessem preparando uma sopa e peça a uma criança de cada vez que retire uma letra e diga que palavras se iniciam com ela. Use o alfabeto móvel para construir as palavras citadas.

Corrida dos nomes

Divida a sala em dois grupos. Cada criança escreve o seu nome em uma etiqueta ou crachá. Coloque as etiquetas de cada grupo em uma caixa. Os componentes dos grupos ficam à frente da caixa em que estão as etiquetas com os seus nomes. Objetivo do jogo é encontrar seu nome e voltar a formação inicial. O grupo que o fizer primeiro será o vencedor. 
Dependendo do objetivo do jogo, podem-se fazer variações:
  • Organização por ordem alfabética;
  • Por quantidade de letras;
  • Classificação de meninos e meninas, etc.
Neste jogo, a tentativa de leitura do nome dos colegas é feita pela comparação visual, com base em materiais escritos que possuem um significado. Com eles, as crianças podem observar, por exemplo, que a sílaba VI de Vinícius é a mesma que inicia o nome Vitória, o que lhes permite perceber regularidades da língua escrita e falada.


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Aprenda a organizar a cidade

Em tempos de eleições municipais, que tal experimentar o trabalho de prefeito? O jogo Cidade Verde (http://www.cidadeverde.org/) oferece essa oportunidade. Alice, a secretária, apresenta os desafios e as dicas para uma boa gestão do município.
A cidade é um campo verde e as construções (casas, escolas, hospitais, usinas hidrelétricas ou eólicas) vão caindo como acontece no Tetris. Você tem de escolher onde posicionar os imóveis e também investir os recursos públicos nas áreas que estão precisando de atenção (uma estação do corpo de bombeiros, por exemplo). Suas decisões devem levar em conta a sustentabilidade da cidade e a aprovação da população para a sua gestão. Se causar um desequilíbrio ambiental ou social, game over para você, então muita atenção.

Bom jogo ou boa administração

Oficina Pedagógica

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Aula de Shantala



A fisioterapeuta materna infantil especialista em Shantala, Denise Gurgel, fala sobre os benefícios da Shantala para aproximar os pais dos filhos, reforçando o vínculo, o alívio das cólicas e a atividade imunológica dos bebês.

O vídeo demonstra do passo a passo na massagem:
1) Escolha de um óleo de boa qualidade para não agredir a pele delicada do bebê;
2) As posições da Shantala e suas especifidades;
3) O grande segredo é o contato físico entre mamãe e bebê;
4) A mãe precisa se sentir segura para passar tranquilidade para seu bebê;
5) A conversa suave com o bebê da mãe é fundamental para que ele receba positivamente a Shantala;
6) A mãe precisa buscar constantemente a interação com o bebê;
7) Os movimentos da Shantala podem ser realizados em diferentes períodos do bebê.

O momento do contato proporcionado pela Shantala estabelece um entendimento da mãe com os sinais do bebê que se comunica. É importante também que o pai faça a massagem no seu bebê.
A Shantala também colabora para a imagem corporal do bebê em relação ao seu próprio corpo, levando a atenção do bebê para a exploração do seu corpo.
Durante a massagem é ativada a temperatura corporal do bebê, ativando a circulação sanguínea contribuindo para a manutenção da temperatura do corpinho do bebê.
A Shantala possui diversos benefícios para o bebê e vale a pena saber mais sobre a técnica, pois auxilia os pais a compreenderem mais os primeiros momentos de vida dos seus bebês. Os benefícios emocionais da massagem promove o desenvolvimento de um adulto seguro.