"O desenvolvimento mental da criança antes dos 6 anos de idade, segundo Piaget, pode ser sensivelmente estimulado através de jogos. A brincadeira representa tanto uma atividade cognitiva quanto social e, através das mesmas, as crianças exercitam suas habilidades físicas, crescem cognitivamente e aprendem a interagir com outras crianças" (ANTUNES, 1998).
Brincando, o desenvolvimento infantil ocorre de maneira prazerosa, bem como as crianças resolvem situações de conflito da vida real, representam papéis e situações simbólicas, imitam comportamentos, criam e respeitam regras. Contribuem para o desenvolvimento da criatividade, abstração, argumentação e representação das regras sociais existentes.
Confeccionar Brinquedos
Quando constroem brinquedos, as crianças seguem instruções e percebem a transformação de materiais em objetos. Por que não fazer com elas brinquedos como:
- PIPA - com papéis coloridos e vareta;
- BILBOQUÊ - com copos plásticos, barbante, palitos de sorvete;
- TELEFONE SEM FIO - Com copos de plástico e barbante;
- VAI-E-VEM - Com garrafa plástica, barbante e argolas;
- MICROFONE - Com cilindro de papelão do papel Higiênico, papel crepom e tinta;
- PETECA - Com jornal;
- BOLA - Com jornal e meia;
- BOLICHE - Com garrafas de plástico e bola de meia;
- FANTOCHES - Com meia ou embalagens de papel.
Feitos os brinquedos, prepare um manual de instruções com textos e desenhos explicativos.
"(...) as regras das brincadeiras, fazem com que a criança se comporte de forma mais avançada do que aquela habitual para a sua idade (...)" (SMOLE, 2000).
A Sopa das Letrinhas
Uma panela ou numa caixa são postas tantas letras quantas necessárias para compor palavras. Mexa as letrinhas como se estivessem preparando uma sopa e peça a uma criança de cada vez que retire uma letra e diga que palavras se iniciam com ela. Use o alfabeto móvel para construir as palavras citadas.
Corrida dos nomes
Divida a sala em dois grupos. Cada criança escreve o seu nome em uma etiqueta ou crachá. Coloque as etiquetas de cada grupo em uma caixa. Os componentes dos grupos ficam à frente da caixa em que estão as etiquetas com os seus nomes. Objetivo do jogo é encontrar seu nome e voltar a formação inicial. O grupo que o fizer primeiro será o vencedor.
Dependendo do objetivo do jogo, podem-se fazer variações:
- Organização por ordem alfabética;
- Por quantidade de letras;
- Classificação de meninos e meninas, etc.
Neste jogo, a tentativa de leitura do nome dos colegas é feita pela comparação visual, com base em materiais escritos que possuem um significado. Com eles, as crianças podem observar, por exemplo, que a sílaba VI de Vinícius é a mesma que inicia o nome Vitória, o que lhes permite perceber regularidades da língua escrita e falada.