sexta-feira, 30 de abril de 2010

PROJETO ÉTICA 2010

“Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível”
Paulo Freire

É exatamente disso que trata a ética: de acreditar que podemos viver bem, que podemos melhorar a nossa realidade e que podemos colaborar para que a vida em sociedade seja cada vez melhor.
Justamente por acreditar que essa mudança é possível e que está ao alcance de todos, é que a Secretaria Municipal de Educação de Franco da Rocha, implantou no ano de 2009, dentro do Projeto Ética, o Grêmio Mirim.
Atuando no Grêmio, os alunos constroem um espaço para que possam empreender eles próprios a construção do seu ser, ou seja, as realizações de suas potencialidades em termos pessoais e sociais, desta forma aprenderem ética e cidadania na prática. Assim, mais do que acumular conhecimentos, o importante é propiciar aos alunos oportunidades de aprofundar e enriquecer seus primeiros conhecimentos num mundo em permanente e acelerada mudança.
Durante o ano 2010, uma das atividades do Grêmio se pautará pelo desenvolvimento da Agenda 21 em parceria com a Diretoria do Meio Ambiente. Outra ação está pautada nos seis princípios da Cultura de Paz, projeto proposto pela UNESCO:
· O respeito à vida
· A preservação do planeta
· A não violência
· O ouvir para compreender
· A generosidade
· A solidariedade
Como apoio ao desenvolvimento do trabalho de estabelecimento de metas de convivência, nossos professores receberam kits contendo 15 volumes da coleção “O futuro cidadão”, além de sugestões de atividades para o desenvolvimento ao longo do ano.






“FRANCO EM MOVIMENTO”
AGITA O FINAL DE SEMANA NA VILA BAZU


Com o objetivo de levar aos moradores de Franco da Rocha atividades de esporte e lazer, e de propiciar a população melhor qualidade de vida, aconteceu no último domingo, dia 25 de abril, mais um “Franco em Movimento”. Desta vez o evento foi realizado na Vila Bazu, para benefício da comunidade local e dos bairros próximos.





Foram realizadas atividades físicas de alongamento, ginástica e aeróbica, além das apresentações de grupos de dança da região.
 


Também esteve presente uma equipe de saúde, que participou do evento promovendo a aferição de pressão arterial, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas e orientando sobre a importância da atividade física na prevenção de enfermidades, na manutenção da saúde e na regulamentação de uma rotina de vida mais saudável.

Educação Física


Atividades Recreativas para Educação Infantil
1-Interagir com a criança envolvendo aspectos da natureza. Faça um passeio com os alunos pela escola e oriente a caminhada:
· Dando passos de formiga
· Dando passos de elefante
· Saltando como um canguru
· Saltando como um sapo
· Andando nos calcanhares
· Andando na ponta dos pés
· Arrastando perna direita/esquerda
· Balançando braço direito/esquerdo
· Andando agachado
· Quadrupediar como um felino (explicar o que é felino)
· Correr até local determinado e sentar
· Sentir as batidas do coração e conversar com os alunos sobre os ritmos cardíacos em repouso e em movimento.

2-Brincadeira ao ar livre. Ficar contra o Sol e observar sua sombra projetada no chão: os contornos, a altura, os possíveis movimentos... pega-pega de sombra (correr para pegar a sombra do outro). Falar que é necessário um corpo contra a luz para que haja a projeção da sombra. Levar lanterna para a classe e brincar de sombras na parede e de seguir a luz.
3-Dança do chapéu. Dois chapéus de cores diferentes. Os alunos sentam-se em 2 círculos. Um dentro do outro. Ao sinal devem ir passando os chapéus de cabeça em cabeça, no stop o chapéu pára e fica onde está. As crianças que estão usando o chapéu devem levantar-se e dirigir-se ao centro da roda para dançar ao sinal da música que será colocada pelo professor. Após apresentação os alunos voltam para a roda e o jogo reinicia-se.
4-Propor obstáculos para os alunos superarem: bancos, mesas, arcos... Diversifique!
5-Jogos de imitação ou mímicas. Imitar os gestos:
· Pentear cabelos
· Escovar dentes
· Tomar banho
· Calçar sapatos
· Comer e beber
· Lavar roupas
· Cozinhar
· Atender telefone
· Varrer chão
· Dirigir ...
6- Levar uma almofada bem leve. Sentar as crianças em círculo. Ao sinal jogar a almofada para uma criança que ao pegá-la deve dizer seu nome. Em seguida esta criança deve jogar a almofada para um colega e o colega ao agarrá-la deve dizer o nome do primeiro mais o seu nome e assim sucessivamente. Se o grupo for grande ou as crianças muito novas, dividir a turma.
7-Formar duplas. Uma de frente para a outra. Como um espelho, uma criança deve movimentar-se e a outra imitá-la. Orientar as crianças a realizarem movimentos que expressem sentimentos, ou atividades do cotidiano. Em seguida procede-se a adivinhações dos movimentos realizados pelos colegas.
8-Levar 02 tiras de TNT com mais ou menos 60 cm. Ensinar a criança a dar nó simples. Em seguida formar duas filas. Ao sinal, o primeiro da fila deve virar-se para trás e amarrar a fita no braço/pulso do colega. Este deve retirar a fita do braço/pulso e amarrar no colega de trás e assim sucessivamente até que o último seja amarrado, este deverá correr e entregar a fita para a professora ou dar um nó nobraço/pulso dela.








Qualidade de vida da criança

BRINCAR NA EDUCAÇÃO FÍSICA COM QUALIDADE... DE VIDA!Grande parte dos objetivos de uma consecução de qualidade de vida entre crianças escolares se dá através da atividade lúdica, dos jogos e das brincadeiras.
É um direito da criança a ter qualidade de vida adequados as suas necessidades físicas, mentais e de desenvolvimento social, o respeito a esse direito é fundamental pois contribui com o bem estar do indivíduo na vida adulta.

SAÚDE, EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA
Na valorização da auto-estima e da identidade pessoal, ao cuidado do corpo, amplitudes gestuais, a valorização dos vínculos afetivos e a negociação de atitudes e todas as implicações relativas a saúde. Todas as abordagens tem um objetivo comum: promover uma qualidade de vida favorável, educação afetiva para a saúde e uma ocupação saudável do tempo livre de lazer, constitui-se em um meio efetivo para conquista de um estilo de vida ativo e saudável, favorece a obtenção de qualidade de vida satisfatória seja no plano motor, afetivo ou cognitivo.

QUALIDADE DE VIDA
É viver bem, estar satisfeito ou feliz consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Bem estar físico, mental e social. A criança deve primeiramente satisfazer suas necessidades fisiológicas e de segurança para a partir daí satisfazer suas necessidades relacionadas com a afetividade, a estima e a realização de objetivos. Portanto, para as crianças, após cumprirem suas necessidades fisiológicas básicas (respirar, locomoção, alimentação, entre outras...) e suas necessidades de segurança (aqui é incluído a moradia), os outros fatores de necessidades podem ser adquiridos através da brincadeira.
Através do ato de brincar a criança pode satisfazer seus desejos, sejam de ordem afetiva, relacionada a estima ou a realização de objetivos e finalidades. Durante a prática lúdica, a criança exercita suas capacidades de relacionamento, aprende a ganhar, a perder, opor-se, expressar suas vontades e desejos, negociar, pedir, recusar, compreende que não é um ser único e que precisa viver em grupo respeitando regras e opiniões contrárias; enfim, adquire afeição. A brincadeira desafia a criança e a leva a atingir níveis de realização acima daquilo que ele pode conseguir normalmente.
O contexto sócio-econômico, o grau de instrução escolar, a participação dos pais, sua importância dentro do seu grupo de amigos, suas potencialidades físicas e mental são fatores que interferem claramente na definição de qualidade de vida pelas próprias crianças.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jogo: Quem junta mais (Projeto Pitanguá 1º ANO)





AULA INAUGURAL DO PROGRAMA CIÊNCIA HOJE

Com o objetivo de ampliar o conhecimento científico dos educadores e alunos da Rede Municipal de Ensino, os professores de 3ª e 4ª série das unidades escolares municipais de Franco da Rocha estiveram reunidos, na última terça-feira, 27 de abril, na EMEB Donald Savazoni, para a aula inaugural do Programa “Ciência Hoje”.


Os professores do Instituto Ciência Hoje responsáveis pelo projeto educacional de Franco da Rocha:
Maria del Carmem, Carlos e Maria Silvia


Material destinado aos  professores e alunos

Outro objetivo do programa é desenvolver a valorização da leitura na infância, incluindo o texto científico no repertório de textos com os quais a criança tem contato; estimulando a sua curiosidade inata; procurando com isso sensibilizar os professores para a leitura da revista Ciência Hoje das Crianças e sua utilização como recurso didático-pedagógico em sala de aula.
 




A parceria com a Secretaria de Educação de Franco da Rocha, segundo o Secretário Marcio Anzelotti, visa a conscientizar professores e alunos do município sobre a “importância da ciência em nossas vidas”, levando-nos a uma compreensão mais ampla dos fenômenos científicos e dos mecanismos que são utilizados ao longo dos estudos e das descobertas dos cientistas brasileiros.

                          

Desde 1997, o Instituto mantém também um portal de divulgação científica na internet: a Ciência Hoje On-line.

Sugestão de rotina semanal de Matemática


Interpretação de hipóteses de escrita

Você sabe interpretar as hipóteses de escrita de seus alunos?

Identificar corretamente as hipóteses de escrita dos alunos é fundamental para um bom planejamento das atividades e para a formação de grupos produtivos.
Acesse o link abaixo e avalie se você está interpretando corretamente as hipóteses de escrita dos seus alunos.

Rotina Semanal de Língua Portuguesa


LEMBRANÇA PARA AS MAMÃES

Ideia  para presentes com a participação das crianças.
Toalhinha Carimbada
Materiais: Toalha, pincel ,rolo, barrados, tinta para tecido, cola para tecido e bandeja descartável.
  1. Despeje um pouco de tinta para tecido na bandeja e passe o rolo por cima dela.
  2. Abra bem a mãozinha da criança e passe o rolo com tinta.
  3. Carimbe as mãos na toalha com cuidado.
  4. Cole barrados abaixo da marca para enfeitar.
  5. Veja como fica a toalha pronta. Agora é só presentear a mamãe com a lembrança personalizada.

domingo, 25 de abril de 2010

Trecho do livro de Madalena Freire

Livro: "A paixão de conhecer o mundo" Madalena Freire  
da página 39 à 50. Relatório de atividades 1978 - Agosto, Setembro.