VOCÊ É NOSSO FUTURO!
Crescer no século XXI é crescer em um mundo que muda constantemente. Os rápidos avanços tecnológicos permitem milhares de descobertas, os caminhos se abrem e a ciência caminha a passos largos.
O que antes era aparelho eletrônico de adulto é brinquedo de criança. Hoje é comum adultos e crianças jogarem videogame juntos. Com o monitoramento adequado, o computador pode ser hoje, para as crianças, um excelente veículo de brincadeira e aprendizado.
Mas é importante lembrar que brincadeiras prazerosas como fazer atividades com os amigos, correr e desenhar também são ótimas fonte de aprendizado, além de estimularem a coordenação e serem muito divertidas!
Criança e brinquedo tem tudo a ver! Portanto conheça um pouco da história do brinquedo...
A história do brinquedo é tão antiga quanto à história da humanidade... Historiadores já relatam a existência dos primeiros brinquedos há 3 mil a.C., época em que os meninos já brincavam com soldadinhos e as meninas com bonecas. Como podemos perceber, as bonecas representam um dos tipos de brinquedos mais antigos e que continuam fazendo sucesso até hoje. As mais antigas eram feitas de madeira, terracota ou pano, datam de 200 a.C. Atualmente existem bonecas feitas de todos os tipos de materiais e com as mais diversas características.
Ao longo do tempo, vários tipos de brinquedos foram inventados, e foram ficando cada vez mais sofisticados. No século XVII surgem os brinquedos mecânicos, alguns produzidos com mecanismo similar ao funcionamento dos relógios. Um pouco mais adiante, aparecem os jogos eletrônicos, e estes sim vieram para ficar. Eles não atraem somente as crianças, mas muitos adultos ficam “babando” e esperando “sua vez” de brincar!
Em meado do século XIX com o avanço das técnicas de produção, ampliou-se muito a variedade e qualidade dos brinquedos, tornando-os também acessível a outras camadas sociais. Teve início também a produção de brinquedos e jogos didáticos, que além de divertir, também ensinam.
Uma coisa é certa: brincar faz parte do desenvolvimento da criança, estimulando suas habilidades, ajudando na elaboração de fantasias e facilitando as interações grupais.
DIA DAS CRIANÇAS
Dia 12 de Outubro é Dia das Crianças!!!
A comemoração no Brasil
A iniciativa de criar um dia especialmente dedicado às crianças foi do deputado federal Galdino do Valle Filho, ainda na década de 1920. Depois de aprovada pelos deputados, o 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas a data só "pegou" mesmo em 1960, quando Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da Fábrica de Brinquedos Estrela, fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto". Logo depois, as empresas decidiram criar a Semana da Criança, como meio de aumentar as vendas. Como a proposta surgiu no final de junho e os organizadores pretendiam fazer algo ainda naquele ano, o mês escolhido para a comemoração acabou sendo outubro. A ideia foi um êxito.
No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e "ressuscitaram" o antigo decreto. A partir daí, o 12 de outubro se transformou em uma das datas mais importantes do ano para o setor de brinquedos.
Você sabia que em alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil?
Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!
Dia Universal da Criança
Existe também o dia universal da criança que é comemorado em muitos países em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS
20 de Novembro de 1959
1) Toda criança tem direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade.
2) Toda criança tem direito à especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
3) Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4) Toda criança tem direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e a mãe.
5) Toda criança tem direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
6) Toda criança tem direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade.
7) Toda criança tem direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
8) Toda criança tem direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
9) Toda criança tem direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
10) Toda criança tem direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.
Você sabia que no mundo há aproximadamente 2 bilhões de crianças? Muitas, não??? E será que todas vivem de forma igual a você???
Pode ter certeza que não! Assim como você cresce e se desenvolve em uma sociedade com uma cultura específica, há crianças que se desenvolvem em diversas outras culturas, com costumes e rotina diferentes da sua. Além desses fatores, o clima e os recursos naturais entre outros fatores também são determinantes do estilo de vida em cada país.
Nesse especial vamos conhecer um pouco dessa diversidade. Veja só...
A Austrália é um país muito isolado que fica do outro lado do mundo, para se chegar lá leva-se mais de um dia de avião!
Já que o país tem um clima tropical, por isto é bem quente, as crianças australianas adoram ir a praia e praticar todo o tipo de esporte aquático. Você sabia que Sydney é considerado a capital dos esportes aquáticos?
As crianças australianas adoram os bichos esquisitos que existem por lá. Como: canguru, coala e ornitorrinco – um mamífero, com pelos, que bota ovos e tem bico de pato. Pode? O país ficou durante muitos anos isolado do mundo, isso permitiu que a fauna e a flora local fossem únicas em todo o planeta!
O Japão é um país com temperaturas extremas, filosofia rica e costumes próprios. É conhecido pela prática das artes marciais. As crianças japonesas desde cedo escolhem já começam a praticar e ficam feras neste esporte que também tem muito da filosofia japonesa. Ah! Assim como você, as crianças de lá adoram os desenhos animados, pois os japoneses são craques nessa arte. Lembra dos Pokemons? Pois é eles nasceram por lá!
Na África do Sul, país com clima tropical e desértico e que tem fauna e flora exuberantes. Não é difícil ver leões, girafas, leopardos entre outros animais selvagens. Há crianças africanas que vivem em tribos nas selvas, portanto não se assustam quando veem esses “grandalhões” por perto, mas sabem que tem que tomar cuidado!
Essas tribos têm rituais típicos, formando um país com uma cultura muito rica. As crianças aprendem tudo desde cedo, um exemplo disso são as crianças da tribo Zulu, onde as crianças aprendem desde cedo a arte de trabalhar com miçangas e são sempre ensinadas pelas mães e irmãs mais velhas. Essas miçangas são usadas em seus rituais, então as crianças se orgulham por aprender a trabalhar com elas!
A Índia é um país que intercala épocas de seca com épocas de chuva intensa. Cheia de mistérios é por lá que existem os famosos encantadores de serpentes, que deixam curiosas as crianças indianas e de todo mundo. Por lá também é muito comum as crianças passearem em cima de um elefante. Já pensou que divertido?
A Alemanha é um país que possui clima temperado planícies ao norte, planaltos e florestas ao centro e os Alpes no sul, possui também uma região que mais parece um conto de fadas. Esse lugar maravilhoso fica na região da Bavária, que, com seus castelos suntuosos, deixam as crianças encantadas e com a imaginação borbulhando de histórias! Para você ter uma ideia esses castelos são tão belos que serviram de inspiração para Walt Disney projetar o castelo da Cinderela!
As crianças alemãs têm uma brincadeira muito popular, que parece com o nosso esconde-esconde, mas ao contrário: apenas uma criança se esconde e todas as outras procuram. Quem encontra a criança escondida fica junto com ela no esconderijo, que vai se enchendo até sobrar uma só criança, que será a próxima a se esconder.