Propor uma festa de aniversário para os aniversariantes do mês.
Para a festa, os alunos podem fazer o brigadeiro frio. No momento que antecede a execução da receita, o professor deverá perguntar se eles sabem que ingredientes poderão usar para fazer os brigadeiros.
É interessante também montar um figurino para atividade, confeccionando chapéus de cozinheiro e solicitando á turma que traga aventais.
A receita é bastante prática: o professor, juntamente com os alunos, deve misturar em um recipiente apropriado:
1 lata de achocolatado,
1 lata de leite em pó e
1 lata de leite condensado para dar liga à massa.
Depois de amassar bastante, até ficar consistente, fazer as bolinhas de brigadeiro. É importante que os participem ativamente na elaboração da receita, amassando e fazendo bolinhas, pois essas atividades contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora.
A culinária é uma maneira gostosa e divertida de fazer com que as crianças se envolvam com a atividade que está sendo proposta, pois, ao final, elas poderão saborear algo que elas mesmas fizeram.
O professor pode aproveitar a atividade de culinária feita anteriormente para cantar com os alunos uma versão da música "Comer, comer", do grupo Gengis Khan:
Comer, comer,
Comer, comer
É o melhor para poder crescer.
Comer cenoura, muito feijão
Comer abóbora, beterraba e agrião.
Beber, beber,
Beber, beber
É o melhor para poder crescer.
Beber leitinho ou um suquinho
Para ficar forte e bonitinho.
"Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas." (RCNEI, 1998:15)
Além da função simbólica, a atividade contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças, pois, ao amassarem e enrolarem os docinhos, estarão realizando movimentos com braços, mãos,punhos e dedos,desenvolvendo a força e a flexibilidade necessárias para que a criança consiga realizar, mais tarde, os movimentos da escrita sem dificuldade.