quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Música "Meu Corpo"

Ensinar às crianças a música "Meu Corpo", de Frere Jacques, explorando-a por meio de diferentes movimentos.

Meu pezinho (bis)
Vou pegar (bis)
Balançar pra cá (bis)
E pra lá (bis)

Minha mãozinha (bis)
Vou abrir (bis)
E um adeusinho (bis)
Eu vou dar (bis)

Meu bracinho (bis)
Vou mexer (bis)
E agora (bis)
Balançar (bis)

(Continuar a música com: perninha, pescoço, barriga, etc.)

O sono dos bebês | Cuidados na Creche

Antes de colocar os bebês para tirar aquela soneca é preciso preparar a sala de atividades. As crianças maiores podem ajudar a arrumar os colchonetes. 
Os lençóis devem ser identificados e as crianças devem ser posicionadas a uma certa distância umas das outras, em posições invertidas, intercalando pés e cabeças.
Verifique se a sala de atividades está arejada. É importante lembrar que a creche não para enquanto os bebês dormem. Eles precisam, aos poucos, acostumar-se com os sons e a luz ambientes.
O vídeo acima foi gravado na Creche Saúde SAS/USP, em São Paulo.

Fonte: Publicado em 30/08/2012 por 

O banho dos bebês | Cuidados na Creche

Antes de dar banho nos bebês da creche, é importante higienizar todo o local. Banheiras e cubas devem ser lavadas com água e detergente neutro. Os colchonetes também devem ser higienizados antes e depois do banho. Verifique, também, se todos os pertences da criança estão em ordem antes de despi-la. Assim, o educador diminui os riscos de contaminação e não expõe o bebê. Durante o banho, lave a criança com as mãos e explique a ela ações que está realizando. Isso contribui para a autonomia da criança. O vídeo abaixo foi gravado na Creche Saúde SAS/USP, em São Paulo.

Fonte: Publicado em 27/08/2012 por 

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Festa de Aniversário

Propor uma festa de aniversário para os aniversariantes do mês. 
Para a festa, os alunos podem fazer o brigadeiro frio. No momento que antecede a execução da receita, o professor deverá perguntar se eles sabem que ingredientes poderão usar para fazer os brigadeiros.
É interessante também montar um figurino para atividade, confeccionando chapéus de cozinheiro e solicitando á turma que traga aventais.
A receita é bastante prática: o professor, juntamente com os alunos, deve misturar em um recipiente apropriado:
1 lata de achocolatado, 
1 lata de leite em pó e 
1 lata de leite condensado para dar liga à massa.
Depois de amassar bastante, até ficar consistente, fazer as bolinhas de brigadeiro. É importante que os participem ativamente na elaboração da receita, amassando e fazendo bolinhas, pois essas atividades contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora.
A culinária é uma maneira gostosa e divertida de fazer com que as crianças se envolvam com a atividade que está sendo proposta, pois, ao final, elas poderão saborear algo que elas mesmas fizeram.
O professor pode aproveitar a atividade de culinária feita anteriormente para cantar com os alunos uma versão da música "Comer, comer", do grupo Gengis Khan:

Comer, comer,
Comer, comer
É o melhor para poder crescer.

Comer cenoura, muito feijão
Comer abóbora, beterraba e agrião.

Beber, beber,
Beber, beber
É o melhor para poder crescer.

Beber leitinho ou um suquinho
Para ficar forte e bonitinho.

"Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam do repertório da cultura corporal na qual estão inseridas." (RCNEI, 1998:15)
Além da função simbólica, a atividade contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina das crianças, pois, ao amassarem e enrolarem os docinhos, estarão realizando movimentos com braços, mãos,punhos e dedos,desenvolvendo a força e a flexibilidade necessárias para que a criança consiga realizar, mais tarde, os movimentos da escrita sem dificuldade.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Atividades com nomes próprios

A exploração do nome pode ser através da brincadeira TESOURO DAS LETRAS.


Levar para a sala uma caixa enfeitada. Dentro dela colocar a letra inicial do nome dos alunos. A caixa passará pelos alunos, que tentarão descobrir o que há dentro. O professor fará questionamentos estimulando os alunos a descobrirem o que há na caixa. Após essa investigação o professor revelará o que trouxe e pedirá a cada criança que encontre a letra inicial do seu nome observando seu crachá. O registro dessa atividade poderá ser realizado por meio do desenho de um baú em papel kraft, onde cada aluno colocará a letra inicial de seu nome.


Filme Kirikú - Cultura Africana

Introdução à cultura africana com o filme "Kirikú e a Feiticeira"

Kirikú é um menininho nascido na África Ocidental. Tão pequeno, ele não chega aos joelhos de um adulto. O desafio que impõe seu destino, no entanto, é imenso: enfrentar uma poderosa e malvada feiticeira, que secou a fonte de água da aldeia, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda roubou todo o ouro ali guardado. Para recuperá-lo, Kirikú enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar. “O filme trata a criança de um jeito inteligente, oferecendo a ela acesso a uma cultura diferente”, afirma o professor Cláudio Bazzoni, assessor da prefeitura de São Paulo.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/introducao-cultura-africana-filme-kiriku-feiticeira-639068.shtml