sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sugestão de Leitura


Sugestão livro da Ruth Rocha
para trabalhar o Descobrimento do Brasil e o Dia do Índio.

"Foi em 1500, em Portugal, do outro lado do mar.
Havia um menino chamado Pedrinho.
E havia o mar.
Pedrinho amava o mar.
Pedrinho queria ser marinheiro.
Tinha alma de aventureiro.
.."

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia do Índio

Todo dia é dia de índio?

Sim, pois não adianta somente lembrar dos índios apenas um dia. Eles fazem parte de nossa história e têm muito a nos ensinar. Mas, justamente por serem importantes, foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o Dia do Índio, que é 19 de abril.
Quer saber porque esse dia? Bem, é que nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.
 Quer saber mais clique abaixo:
 Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/dia-do-indio.html

    quarta-feira, 13 de abril de 2011

    Encontro de Professores Coordenadores e Professores de Educação Infantil 13/04/2011

    O que são projetos?
    •  Projeto não é um plano de aula ou uma sequência de atividades bem organizadas;
    •  É uma proposta de intervenção pedagógica que dá a atividade de aprender um sentido novo, onde as necessidades de aprendizagem aparecem nas tentativas de resolver situações problemáticas. Um projeto gera situações de aprendizagem ao mesmo tempo, reais e diversificadas. Possibilita, assim, que os alunos, ao decidirem, opinarem, debaterem; construam sua autonomia e seu compromisso com o social, formando-se como sujeitos culturais.
    Quais as características fundamentais do trabalho com Projeto? 
    • Num projeto a responsabilidade e autonomia dos alunos são essenciais: os alunos são corresponsáveis pelo trabalho e pelas escolhas ao longo do desenvolvimento do projeto.
    • O problema a resolver é relevante e tem caráter real para os alunos. Não se trata de mera reprodução de conteúdos prontos. 
    • Um projeto envolve complexidade e resolução de problemas: o objetivo central do projeto constitui um problema ou uma fonte geradora de problemas, que exige uma atividade para sua resolução.
    • Um projeto tem um caráter faseado: um projeto percorre várias fases: escolha do objetivo central e formulação dos problemas, planejamento, execução, avaliação, divulgação dos trabalhos.
    O que deve conter?

    1 – Tema: Escolha o tema a ser desenvolvido.
    2 – Público Alvo:
    3 -  Eixo de trabalho:
    4 – Conteúdo:
    5 - Justificativa: Devemos sempre partir de assuntos que chamem a atenção dos alunos para trabalhar com conteúdos e habilidades das mais diversas áreas de conhecimento, criando situações em que as crianças façam suas próprias perguntas e usem seu repertório.
    6 – Objetivo do Projeto: compartilhado com a criança, Produto final.
    7 – Objetivos didáticos do projeto:
    8 – Etapas prováveis:
    9 – O que se espera que as crianças aprendam:
    10 – Avaliação:
    11 – Bibliografia.

    Alfabetização

    No caso da alfabetização, é essencial que o professor descubra o que cada aluno pensa sobre como funciona o sistema de escrita. Para isso é necessário em primeiro lugar que o professor estude sobre as hipóteses, as ideias que as crianças — e também os adultos — constroem em seu esforço para aprender a ler e a escrever. 
    Sondagem

    A sondagem diagnóstica é um dos recursos que o educador dispõe para detectar a hipótese que o aluno está sobre o processo de alfabetização (pré-silábica, silábica sem valor sonoro, silábica com valor sonoro, silábica alfabética e alfabética).

    Como fazer a sondagem?

    É interessante que o educador observe um aluno de cada vez realizando a tarefa, e que ele peça para o aluno que está sendo observado ler o que escreveu.
    • Escolher 4 palavras na ordem: 1 polissílaba,1 trissílaba, 1 dissílaba e 1 monossílaba.
    • As palavras da lista a ser ditada não devem ser sílabas contíguas onde não se repitam as mesmas vogais. Por exemplo, para “vaca”, AA ou para “bolo”, OO, o que para uma criança que pensa dessa forma seria ilógico e incoerente. 
    • Devem ser do mesmo campo semântico.
    Ex.: RINOCERONTE
            CACHORRO
            TIGRE
             Rà
    • Criar uma frase com uma das palavras pertencentes ao rol para observar se há estabilidade na escrita.
    Ex.:   O CACHORRO ESTÁ LATINDO.

    Escrita Pré-silábica

    Há uma ausência de relação entre a escrita e os aspectos sonoros da fala, isto é, não existe busca de correspondência entre as letras e os sons.









    O que o aluno pensa

    As crianças estabelecem duas exigências para que algo esteja adequadamente escrito:
    • quantidade mínima de letras (em torno de duas, três ou quatro letras);
    • e variedade, isto é, que as letras não sejam repetidas.
    • O aluno diferencia desenhos (que não podem ser lidos) de “escritos” (que podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismos, símbolos ou letras.
    • O aluno considera que coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente. 
    • A leitura que realiza do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.
    Escrita Silábica sem valor sonoro


    Tendem a estabelecer uma correspondência sistemática entre a quantidade de letras utilizadas e a quantidade de sílabas que se deseja escrever – sem o valor sonoro correspondente.
    Cada letra ou símbolo corresponde a uma sílaba falada, mas o que se escreve ainda não tem correspondência com o som convencional daquela sílaba. A leitura é silabada.

      
    Escrita silábica com valor sonoro

    Neste caso, as letras utilizadas pertencem realmente, em todas ocasiões, à sílaba que se tenta representar, tendo correspondência com o som convencional daquela sílaba, em geral representada pela vogal, mas não exclusivamente. A leitura é silabada.
     
     Escrita silábica alfabética

    Período de transição, no qual a criança trabalha simultaneamente com duas hipóteses diferentes.  
    A escrita apresenta sílabas completas e sílabas representadas por uma só letra.
    Escrita alfabética

    As escritas são construídas com base em uma correspondência entre fonemas (sons) e grafemas (letras).
    Podendo dominar ou não as convenções ortográficas.
    Organização da sala  

    Sugestão:
    • Organizar a sala em duplas;
    • Agrupar por hipóteses de escrita; 
    • Hipóteses próximas; 
    • Agrupar de acordo desenvolvimento.
    Agrupamentos Produtivos 

    Aprender juntos:
    • pré-silábica = silábica sem valor sonoro 
    • pré-silábica = silábica com valor sonoro 
    • silábica sem valor sonoro = silábica com valor sonoro 
    • silábica com valor sonoro = silábica alfabético 
    • silábica alfabético = alfabética
    Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/alfabetizacao-6-praticas-essenciais-letramento-618025.shtml



    segunda-feira, 11 de abril de 2011

    Selo Escola Solidária


    Acessem o site abaixo para maiores informações sobre as inscrições do Selo Escola Solidária 2011 que segue até 31 de maio. Participe!
     
    http://www.facaparte.org.br/selo-escola-solidaria/

    Dia do Índio

    Estamos sugerindo o site abaixo da revista NOVA ESCOLA para se trabalhar com a História das brincadeiras indígenas.

    http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/brincadeiras-indigenas-432167.shtml