terça-feira, 1 de junho de 2010

Educação Física

Educação Física e Matemática

Idade: Educação Infantil/Ensino Fundamental
Objetivos gerais: Desenvolver coordenação motora e habilidades matemáticas
Objetivos específicos: Estimular coordenação motora e lateralidade; Trabalhar números em ordem crescente e decrescentes; Desenvolver a concentração e percepção; Identificar e nomear cores e formas geométricas; Reconhecer números de 0 a 10.

Atividade 1: Amarelinha
Como toda brincadeira a amarelinha é uma atividade diária em todas as escolas, colocar esta atividades para as crianças vai ser uma atividade prazerosa e rotineira, mas com a ajuda da professora isso ficará mais interessante. Desenhe no chão amarelinha tradicional, só que as crianças terão que pular e contar ao mesmo tempo com a ajuda de todos, quando todas as crianças tiverem pulado a amarelinha, troque os números pelas formas geométricas e comece a brincadeira;

Atividade 2: Pular corda
Nesta fase a criança ainda está aprendendo a lidar com a coordenação motora, e pular corda ainda é uma brincadeira desafiadora, incentivar o jogo fará com q a criança sinta confiança.
Comece a rodar a corda e contar do 0, quando a criança errar entra outra a continua a contar do numero que a criança anterior errou até chegar ao número 10, quando chegar ao 10 comece do 0 outra vez.

Atividade 3: Circuito
Monte um circuito com pneus velhos, escorregador, corda e tudo mais q a sua imaginação, o espaço e materiais permitirem. Enumere os circuitos de 1 a 10, de modo que as crianças sigam a sequência, o objetivo desta brincadeira é desenvolver a percepção, concentração e coordenação.

Atividade 4: Formas Geométricas
Nesta brincadeira você vai precisar de duas caixas grandes, objetos com formas geométricas como cd, jornal amassado, régua e etc. cada caixa vai ficar em um lado da quadra, uma com todos os objetos e a outra vazia. Peças para as crianças procurarem todos os objetos com a forma geométrica pedida e de uma a uma colocar na caixa vazia.
Uma amarelinha diferente:


Atp-EllenGarcia

Educação Física

Sugestão de aulas de Movimento para Educação Infantil


1 - Olha a bola: Obj.: Percepção auditiva e visual
A um sinal do professor, o aluno do centro chama em voz alta um dos colegas da roda, jogando-lhe a bola, dizendo: Olha a bola Marcelo!! O aluno chamado deverá estar atento e agarrar a bola sem deixá-la cair no chão. Se conseguir pegá-la, trocará de lugar, passando para o centro da roda.

2 - Futebol com bola gigante: Obj.: Controle de força, direção, agilidade
Os alunos formam duas equipes, podem estar em duplas ou não. No caso das duplas eles não podem largar as mãos. Atenção para que os mais afoitos não “arrastem” os colegas. Converse sobre respeitar o ritmo do amiguinho.

3 - Brincar de espelho: Obj.: Atenção, coordenação, raciocínio
Formam-se duplas com uma criança à frente da outra. Uma deve ser o espelho e repetir todos os movimentos do colega. Para encerrar esta atividade brincar com todos de “Macaco Simão mandou...”

4 - Brincadeira com corda: Obj.: Força, concentração, agilidade
Brincadeiras simples como pular corda, A corrente pega a gente ou Cabo de guerra, podem desenvolver equilíbrio, força e socializar os pequenos rendendo-lhes boas risadas.

5 – Elefante colorido: Obj.: Atenção, velocidade
É uma brincadeira bem simples. Alguém começa gritando a frase: Elefante colorido! As crianças perguntam: “Que cor?” Quando a cor é dita todas as crianças correm para procurar um objeto com a cor mencionada e devem tocá-lo. O primeiro que conseguir pegar a cor vai cantar a próxima partida.

Atp-EllenGarcia