sexta-feira, 3 de setembro de 2010

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quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Educação Física

AMARELINHA
Amarelinha é coisa de menina?
Não. Trata-se de uma atividade que não exige tanto esforço físico, mas requer equilíbrio e coordenação motora e os meninos também podem ficar craques. Não existe atividade exclusiva de meninas, ou vice-versa.

Capacidades desenvolvidas:
· Corporais: salto em distância, equilíbrio, resistência, coordenação;
· Éticas: relacionamento com limites impostos pelas regras – esperar a vez, competir, cooperar;
· Cognitivas: estabelecimento de relações de espaço e tempo, direção e sentido, ordem crescente e decrescente, construção de sistemas de representação gráfica de movimento, planejamento mental e programação de movimentos;
· Inserção social: pesquisa e documentação da cultura lúdica tradicional;
· Afetivas e de relação interpessoal: trabalho de criação em equipe, adequação de desafios relacionados a competências e a desempenhos individuais.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Desenvolvimento Infantil

ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Desenvolver-se é crescer, aprender e fazer coisas novas, diferentes. Cada criança tem um jeito próprio de se desenvolver. Conversar, acariciar e brincar com ela, desde o nascimento, é muito importante para o seu desenvolvimento.
Acompanhe o desenvolvimento da criança juntamente com o profissional de saúde. Se achar que algo não vai bem, não deixe de alertá-lo para que possa examiná-la melhor.

Desde o nascimento até 2 meses de idade

• Para que o bebê se desenvolva bem é necessário, antes de tudo, que seja amado e desejado pela sua família e que esta tente compreender seus sentimentos e satisfazer suas necessidades. A ligação entre a mãe e o bebê é muito importante neste início de vida, por isso deve ser fortalecida.
• Converse com o bebê, buscando contato visual (olho no olho). Não tenha vergonha de falar com ele de forma carinhosa, aparentemente infantil. É desse modo que se iniciam as primeiras conversas.
• Preste atenção no choro do bebê. Ele chora de jeito diferente dependendo do que está sentindo: fome, frio/calor, dor, necessidade de aconchego.
• Estimule o bebê mostrando-lhe objetos coloridos a uma distância de mais ou menos 30 cm.
• Para fortalecer os músculos do pescoço do bebê, deite-o com a barriga para baixo, busque chamar sua atenção com brinquedos ou chamando por ele, estimulando-o a levantar a cabeça. Isto o ajudará a sustentar a cabeça.
2 a 4 meses

• Brinque com o bebê conversando e olhando para ele.
• Ofereça objetos para ele pegar, tocar com as mãos.
• Coloque o bebê de bruços, apoiado nos seus braços, e brinque com ele,
conversando ou mostrando-lhes brinquedos a sua frente.

4 a 6 meses

• Ao oferecer algo para o bebê (comida, brinquedo, etc.), espere um pouco para ver sua reação. Com isto ele aprenderá a expressar aceitação, prazer e desconforto.
• Acostume o bebê a dormir mais à noite.
• Ofereça brinquedos a pequenas distâncias, dando a ele a chance de alcançá-los.
• Proporcione estímulos sonoros ao bebê, fora do seu alcance visual, para que ele tente localizar de onde vem o som.
• Estimule-o a rolar, mudando de posição (de barriga para baixo para barriga para cima). Use objetos e outros recursos (brinquedos, palmas, etc.).

6 a 9 meses

• Nesta idade a criança busca chamar a atenção das pessoas, procurando agradá-las e obter sua aprovação. Dê atenção a ela demonstrando que está atento aos seus pedidos.
• Dê à criança brinquedos fáceis de segurar, para que ela treine passar de uma mão para a outra.
• Converse bastante com a criança usando palavras de fácil repetição (dada, papa, etc.).
• Coloque a criança no chão (esteira, colchonete) estimulando-a a sentar, se arrastar e engatinhar.

9 meses a 1 ano

• Brinque com a criança com músicas, fazendo gestos (bater palmas, dar tchau, etc.), solicitando sua  resposta.
• Coloque ao alcançe da criança, sempre na presença de um adulto, objetos pequenos como tampinhas ou bolinha de papel pequena, para que ela possa apanhá-los, usando o movimento de pinça (dois dedinhos). Muito cuidado para que ela não coloque esses objetos na boca, nariz ou ouvidos.
• Converse com a criança e use livros com fi guras estimulando-a a repetir o nome das pessoas, animais e objetos ao seu redor.
• Deixe a criança no chão para que ela possa levantar-se e andar apoiando-se.

1 ano a 1 ano e 3 meses

• Seja firme e claro com a criança, mostrando-lhe o que pode e o que não pode fazer.
• Afaste-se da criança por períodos curtos, para que ela não tenha medo da sua ausência.
• Estimule o uso das palavras em vez de gestos, usando rimas, músicas e sons comumente falados.
• Ofereça à criança objetos de diversos tamanhos para que ela aprenda a encaixar e retirar um objeto do outro.
• Crie oportunidades para ela locomover-se com segurança para aprender a andar sozinha.

1ano e 3 meses a 1 ano e meio

• Continue sendo claro e fi rme com a criança para que ela aprenda a ter limites.
• Solicite a ela as coisas pelo nome, ajudando-a a aumentar seu vocabulário e aprender a dar, pegar e largar.
• Dê à criança papel e giz de cera (tipo estaca, grosso) para que ela inicie os seus rabiscos. Isto estimula a sua criatividade.
• Crie oportunidades para a criança andar não só para frente, como também para trás (puxando carrinho, etc.).

1 ano e meio a 2 anos

• Nesta idade a criança já sabe o que é dela e o que é dos outros, mas quer ter o controle sobre tudo. É importante que você se sinta seguro em não satisfazer todas as suas vontades.
• Estimule a criança a colocar e tirar suas roupas, inicialmente com ajuda.
• Ofereça brinquedos de encaixe, que possam ser empilhados, e mostre como fazer.
• Mostre fi guras nos livros e revistas falando seus nomes.
• Brinque de chutar bola (fazer gol).

2 anos a 2 anos e meio

• Continue estimulando a criança para tornar-se independente em atividades de autocuidado diário, como por exemplo, na alimentação (iniciativa para se alimentar),no momento do banho e de vestir-se.
• Comece a estimular a criança a controlar a eliminação de fezes e urina, em clima de brincadeira, sem exercer pressão ou repreender. Gradativamente, estimule o uso do sanitário.
• Estimule a criança a brincar com outras crianças.

2 anos e meio a 3 anos

• Converse bastante com a criança, peça para ela comentar sobre suas brincadeiras, nome de amigos, estimulando a linguagem e a inteligência.
• Dê oportunidade para ela ter contato com livros infantis, revistas, papel, lápis, giz de cera. Leia, conte historinhas, brinque de desenhar, recortar fi guras, colagem.
• Mostre para ela fi guras de animais, peças do vestuário, objetos domésticos e estimule a criança a falar sobre eles: o que fazem, para que servem (ex. “Quem mia?”).
• Faça brincadeiras utilizando bola, e peça para a criança jogar a bola em sua direção, iniciando assim uma brincadeira envolvendo duas ou mais pessoas.

Fonte: Caderneta de Saúde da Criança. 6ª edição – 2009.

domingo, 29 de agosto de 2010

Semana da Pátria

Bandeira Nacional

A Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional, que são regulamentados pela LEI Nº 5.700, de 1 de Setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais.

Nossa bandeira foi criada em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República.
Ela foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. O desenho foi feito por Décio Vilares e a inspiração veio da bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, com círculo azul com a frase positivista "Ordem e Progresso" no lugar da coroa imperial.


Cada uma das quatro cores da Bandeira Nacional tem um significado: o verde simboliza nossas matas, o amarelo é o ouro (representando as riquezas nacionais) e o branco é a paz. O círculo azul representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.

A única alteração na Bandeira Nacional desde então foi em 1992, quando a Lei Nº 8.421, de 11 de Maio de 1992, fez com que todos os novos estados brasileiros, bem como o Distrito Federal, sejam representados pelas estrelas, bem como estados extintos sejam suprimidos de sua representação.

A bandeira brasileira tem por base um retângulo verde com proporção 7 partes (altura) para 10 partes (largura) e inscrito a ele um losango amarelo que inscreve um círculo azul atravessado por uma faixa branca com as palavras “ORDEM E PROGRESSO”, escrito em letras verdes, assim como 27 estrelas de cor branca.