domingo, 29 de agosto de 2010

Semana da Pátria

Bandeira Nacional

A Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional, que são regulamentados pela LEI Nº 5.700, de 1 de Setembro de 1971, que dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais.

Nossa bandeira foi criada em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República.
Ela foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. O desenho foi feito por Décio Vilares e a inspiração veio da bandeira do Império, desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret, com círculo azul com a frase positivista "Ordem e Progresso" no lugar da coroa imperial.


Cada uma das quatro cores da Bandeira Nacional tem um significado: o verde simboliza nossas matas, o amarelo é o ouro (representando as riquezas nacionais) e o branco é a paz. O círculo azul representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.

A única alteração na Bandeira Nacional desde então foi em 1992, quando a Lei Nº 8.421, de 11 de Maio de 1992, fez com que todos os novos estados brasileiros, bem como o Distrito Federal, sejam representados pelas estrelas, bem como estados extintos sejam suprimidos de sua representação.

A bandeira brasileira tem por base um retângulo verde com proporção 7 partes (altura) para 10 partes (largura) e inscrito a ele um losango amarelo que inscreve um círculo azul atravessado por uma faixa branca com as palavras “ORDEM E PROGRESSO”, escrito em letras verdes, assim como 27 estrelas de cor branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário