quinta-feira, 15 de abril de 2010

SUGESTÕES DE COMO TRABALHAR HISTÓRIAS PARA ED. INF. E OS 1º ANOS DE EF

História: A Formiguinha e a Neve

Varal de leitura

Idade: 4 e 5 anos
Objetivos: trabalhar sequência e coerência.
Materiais: barbante, cola, tesoura, folha de sulfite, figuras dos personagens (retiradas de revistas).

1. Conte a história da formiguinha e a neve. Depois, separe, com a ajuda das crianças, quem vai representar cada personagem.
2. As crianças não precisam imitar as falas. Solicite apenas que se sentem em fila, aleatoriamente.
3. Em seguida, distribua as figuras que representem todos os personagens: procure-as em revistas, livros ou peças que as crianças as desenhem. Cole cada uma em um quadrado, formando fichas do mesmo tamanho. Deus e a morte podem ser simbolizados por um céu e uma escuridão, respectivamente.
4. Distribua também um longo fio de barbante, tesoura e cola e peça que as crianças colem os personagens na sequência em que aparecem na narrativa, formando o varal da história.
5. O varal pode tanto ser lido do início para o fim, como de forma inversa, justificando que Deus é mais forte que a morte, que supera o homem, que é mais viril que o cão e, assim, sucessivamente.
Fonte: Revista Guia do Educador Extra – Ano 2, nº3 – 2010 – Edit. Alto Astral (encarte Manual Escolar Extra nº 2 -2010).

quarta-feira, 14 de abril de 2010

SUGESTÕES DE COMO TRABALHAR HISTÓRIAS PARA ED. INF. E OS 1º ANOS DE EF

HISTÓRIA: BRANCA DE NEVE


Dramatização em grupo

Idade:de 6 a 8 anos
Objetivos: desenvolver a criatividade e trabalhar o faz de conta.

Leve a turma para um lugar bem espaçoso e peça para os alunos formarem uma grande roda. Explique que você irá contar uma deliciosa história, porém, utilizando apenas as falas dos personagens. Por exemplo:
_”Que lugar escuro!”
_ “Esta floresta é cheia de animais!”
_ “Nossa, uma casinha. E como ela é pequenina!”
_ “Caramba, que sujeira! Vou dar um jeito nessa bagunça.”
_ “Olha só, quantas caminhas: uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete!”
_ “Eu vou, eu vou para casa agora eu vou, lá, lá, lá, lá...”
É fundamental que você mude a entonação da voz sempre que reproduzir a fala de um personagem diferente. As crianças precisam perceber com clareza que houve alteração do enunciador da frase. Conforme você for narrando, peça que os alunos participem com falas e gestos.
Eles podem repetir as falas, acentuando a voz delicada da Branca de Neve, por exemplo, e reproduzir os seus gestos: de admiração, surpresa, alegria, medo,etc.
Você não deve dizer, em momento algum, qual é a história contada,mas os alunos, com certeza, vão desvendá-la por ser bastante conhecida.
Dê continuidade ao processo, que pode ser definido como uma dramatização coletiva. E, ao fim da atividade, você pode recontar a história, reinserindo o narrador para que os alunos compreendam a história sob outra perspectiva.

Fonte: Revista Guia do Educador Extra – Ano 2, nº3 – 2010 – Edit. Alto Astral (encarte Manual Escolar Extra nº 2 -2010).

terça-feira, 13 de abril de 2010

SUGESTÕES DE COMO TRABALHAR HISTÓRIAS PARA ED. INF. E OS 1º ANOS DE EF

• Com pequenos de 1 a 4 anos: trabalhar contos de animais, com fantoches e valorizar a repetição e o som (músicas);

• Com alunos de 4 a 8 anos: explorar ao máximo o faz de conta.

História: A Galinha Ruiva

Imitando o Som

Idade: de 2 a 4 anos
Objetivo: trabalhar os sons dos animais.
Materiais: máscaras de bichos feitas com cartolina (EVA) e elástico.

Para os pequenos de dois e três anos, conte a história da Galinha Ruiva, com as crianças vestindo as máscaras de todos os animaizinhos que aparecem no enredo.
Enquanto estiverem ouvindo, assim que você citar o nome do bicho, a criança com a máscara correspondente faz o som do animal.
Outra idéia para deixar o momento da contação ainda mais acolhedor é servir um bolo de fubá assim que terminar a história.

SEM ANSIEDADE

Com as crianças de quatro anos, distribua as máscaras e peça que se sentem em círculos. No meio da roda, espalhe balas ou doces (certifique-se, antes, com os pais, se eles não se opõem ao consumo).
Conte a história e explique que, ao citar o nome do animal, a criança com a respectiva máscara deve se levantar e imitar o barulho que ele faz. Depois de imitar, ela pode pegar uma guloseima no meio do círculo e voltar a se sentar.
Esta atividade permite trabalhar com a ansiedade dos pequenos. De que forma? Separe os alunos mais impacientes para serem os pintinhos, que só aparecem no final da história para comer o bolo. Calcule a quantidade de doces de forma que, quando chegar a vez deles, não haja balas no centro da roda suficientes para todos. Posteriormente, você pega, então, mais balas e entrega a eles.
Se, durante a atividade, alguma criança que representa o pintinho chorar, procure acalmá-la, sinalizando que, talvez, os filhotes terão um momento especial só para eles.

Fonte: Revista Guia do Educador Extra – Ano 2, nº3 – 2010 – Edit. Alto Astral (encarte Manual Escolar Extra nº 2 -2010).

Para reflexão


Atividades Recreativas para Educação Infantil e para os 1ºs anos do EF

Atividades Recreativas para Educação Infantil e para os 1ºs anos do EF

1- Para os 1ºs dias interagir com a criança envolvendo aspectos da natureza. Faça um passeio com os alunos pela escola e oriente a caminhada:
· Dando passos de formiga
· Dando passos de elefante
· Saltando como um canguru
· Saltando como um sapo
· Andando nos calcanhares
· Andando na ponta dos pés
· Arrastando perna direita/esquerda
· Balançando braço direito/esquerda
· Andando agachado
· Quadrupediar como um felino (explicar o que é felino)
· Correr até local determinado e sentar
· Sentir as batidas do coração e conversar com os alunos sobre os ritmos cardíacos em repouso e em movimento.



2-Brincadeira ao ar livre. Ficar contra o Sol e observar sua sombra projetada no chão: os contornos, a altura, os possíveis movimentos... pega-pega de sombra (correr para pegar a sombra do outro). Falar que é necessário um corpo contra a luz para que haja a projeção da sombra. Levar lanterna para a classe e brincar de sombras na parede e de seguir a luz.


3-Dança do chapéu. Dois chapéus de cores diferentes. Os alunos sentam-se em 2 círculos. Um dentro do outro. Ao sinal devem ir passando os chapéus de cabeça em cabeça, no stop o chapéu pára e fica onde está. As crianças que estão usando o chapéu devem levantar-se e dirigir-se ao centro da roda para dançar ao sinal da música que será colocada pelo professor. Após apresentação os alunos voltam para a roda e o jogo reinicia-se.


4-Propor obstáculos para os alunos superarem: bancos, mesas, arcos... Diversifique!


5-Jogos de imitação ou mímicas. Imitar os gestos:
· Pentear cabelos
· Escovar dentes
· Tomar banho
· Calçar sapatos
· Comer e beber
· Lavar roupas
· Cozinhar
· Atender telefone
· Varrer chão
· Dirigir ...


6- Levar uma almofada bem leve. Sentar as crianças em círculo. Ao sinal jogar a almofada para uma criança que ao pegá-la deve dizer seu nome. Em seguida esta criança deve jogar a almofada para um colega e o colega ao agarrá-la deve dizer o nome do primeiro mais o seu nome e assim sucessivamente. Se o grupo for grande ou as crianças muito novas, dividir a turma.


7-Formar duplas. Uma de frente para a outra. Como um espelho, uma criança deve movimentar-se e a outra imitá-la. Orientar as crianças a realizarem movimentos que expressem sentimentos, ou atividades do cotidiano. Em seguida procede-se a adivinhações dos movimentos realizados pelos colegas.


8-Levar 02 tiras de TNT com mais ou menos 60 cm. Ensinar a criança a dar nó simples. Em seguida formar duas filas. Ao sinal, o primeiro da fila deve virar-se para trás e amarrar a fita no braço/pulso do colega. Este deve retirar a fita do braço/pulso e amarrar no colega de trás e assim sucessivamente até que o último seja amarrado, este deverá correr e entregar a fita para a professora ou dar um nó no braço/pulso dela.
ATP - Ellen
Educação Física

segunda-feira, 12 de abril de 2010

JOGOS COOPERATIVOS

Abraço Musical


Material: Aparelho de som

Espaço necessário: Sala ampla.


Disposição: À vontade pelo espaço destinado ao jogo, dançando ao som da música.

Desenvolvimento: Quando o facilitador parar a música, todos devem se abraçar em duplas. Volta à música, e todos continuam dançando. A música para, e agora se abraçam em trios, depois em quartetos e assim sucessivamente.

Até o final quando todo o grupo deve dar um grande abraço coletivo.

Objetivos:

a). Integrar-se ao meio social.

b). Adquirir hábitos saudáveis de relações interpessoais.

Valor humano: Amor.
Retirado do site: www.teiacooperativa.pro.br/inicial.html