terça-feira, 14 de junho de 2011

Sugestão de Filme

"Como Estrelas na Terra" - Toda Criança é Especial - Um filme indiano do final de 2007 que conquistou o coração da Índia. Onde conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida.

Ishaan Awasthi, entre 8 e 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... e a filosofia do internato é a de "disciplinar cavalos selvagens". Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e tão logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver.

Sugestões de Filmes

Filme "O Primeiro da Classe" - Sindrome de Tourette.

Talvez muita gente nem saiba o que é SINDROME DE TOURETTE, mas o filme deixa muito claro o que é essa doença, o preconceito que as pessoas sofrem tanto por parte dos colegas, amigos, quanto da familia. O filme conta a trajetória de um professor, de educação infantil, encarando a luta com o preconceito, e o desconhecimento das pessoas com sua doença. Ele acaba se tornando o melhor professor.

Sinopse: Drama familiar sobre um homem com síndrome de Tourette que desafia a todos a se tornar um excelente professor. Inspirado em uma história verdadeira.

Esse filme é baseado em fatos reais, baseia-se na vida de Brad Cohen.
Brad Cohen nasceu com uma síndrome chamada Tourette, isto é, uma desordem caracterizada por tiques, espasmos ou vocalizações que ocorrem repetidamente.

Quando criança, seus pais se divorciaram, o que o fez fazer barulhos e ter espasmos musculares constantemente durante horas, até chegar ao ponto de uma amiga da família sugerir um exorcismo. Por sorte, sua mãe sempre compreendeu que seu filho não fazia isso por brincadeira ou para chamar a atenção, estando sempre ao seu lado, diferentemente das outras pessoas.

Uma vez seu professor da quinta série o obrigou a andar na frente da turma e se desculpar por todos os tiques e barulhos que fazia, e prometer que não faria de novo. “Eu sempre me senti a criança deixada de lado. Eu precisava de suporte e aceitação dos meus professores e não recebia isso. Daquele dia em diante eu sabia que eu queria ser um professor. Um que poderia oferecer o suporte e estar presente para cada criança”, conta Cohen. Aos 12 anos, sua mãe o diagnosticou com a Síndrome de Tourette através de pesquisa própria, e o levou para uma reunião de um grupo de suporte a pessoas com Tourette.

Depois de formado no ensino médio, ele foi estudar na Bradley University, onde se graduou com méritos em educação primária e se mudou para Atlanta e se inscreveu em inúmeras vagas de professor e foi rejeitado 24 vezes, antes de ser contratado pela Mountain View Elementary School. No primeiro dia de aula, explicou aos alunos sobre suas condições e foi plenamente aceito por todos, ganhando sua amizade e afeição. Houve apenas um caso de um pai retirando seu filho da escola, mas pedindo para rematriculá-lo semanas depois na turma do professor Cohen.

Em 1997, ele foi condecorado com o prêmio de professor do ano e escreveuo livro “Front of the Class: How Tourette Syndrome Made Me the Teacher I Never Had”, que recebeu o prêmio de melhor livro educacional do ano e foi retratado no cinema com o nome “Front of the Class” (O Líder da Classe).

Hoje, Brad é supervisor da escola, podendo observar se outros professores estão dando o devido respeito aos alunos, e dá palestras sobre a Síndrome de Tourette.

Fonte Blog: http://bymarizinha.blogspot.com/2011/05/filme-o-primeiro-da-classe-sindrome-de.html