sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dicas para Berçário e Maternal

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA BERÇÁRIOS

"O adulto precisa apresentar o mundo"

  •  Chocalho com garrafa pet, copo de iogurte, Yakult… 
  •  Saquinhos de cheiro feito com TNT algodão e vários aromas. 
  •  Bolinhas de cheirinho feito com meia calça.
  •  Caixa surpresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
  •  Tampas de Nescau com figuras. 
  •  CDs com figuras, furado e usado como móbile. 
  •  Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro. 
  •  Janelinhas das sensações.
  •  CD com cantigas com voz de criança, músicas clássicas. 
  •  Sagu com anilina dentro da garrafa pet, pode usar também gliter, lantejoula… 
  •  Varal das sensações. 
  •  Cestos dos tesouros. 
  •  Pendulo com bola e elástico colado no teto. 
  •  Soprar (canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz (variar com gelatina colorida). 
Esconde-Esconde (para bebês)

Cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre. 

_ IDADE: A partir de 6 meses.

_ O QUE DESENVOLVE: Noções de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de visão.

_ COMO BRINCAR: Se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto grande e chame o bebê, fazendo com que ele procure você. Apareça novamente. Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome. Depois de alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o bebê goste, como um ursinho, e pergunte: "Cadê o ursinho? Onde ele está?" Incentive a criança a procurá-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a criança a compreender a ausência dos pais quando eles saem, por exemplo, para trabalhar.

Encaixes (para bebês)

Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.

_ IDADE: A partir de 6 meses.

_ O QUE DESENVOLVE: Noções de tamanho e de peso.

_ BRINQUEDO: Caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos e formatos.

_ COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um sobre o outro até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade com os potes e colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a diferença de peso. 

Você pode fazer: Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. Recorte o papelão e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.

Cores (para bebês)

Blocos de espuma azuis e vermelhos… Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!

_ IDADE: A partir de 3 meses.

_ O QUE DESENVOLVE: Coordenação motora e a visão, que começa a ficar mais nítida a partir do terceiro mês.

_ BRINQUEDO: Blocos coloridos de espuma.

_ COMO BRINCAR: Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros.

Deixe a criança segurá-los e derrubá-los.

_ ESTE VOCÊ FAZ: Corte o fundo de duas garrafas PET transparentes e coloque papel crepom picado, de diferentes cores e tamanhos, dentro desses recipientes.

Junte um ao outro com fita adesiva. Também é possível usar água, óleo e purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos para que o bebê perceba que sua mão envolve o objeto de várias maneiras.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL I
  •  Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).
  •  Manusear revistas.
  •  Histórias curtas do interesse da turma.
  •  Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.
  •  Fazer o reconto das histórias lidas ( professor).
  •  Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
  •  Colocar nome no cartaz de pregas e mostrar-lhe.
  •  Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente.
  •  Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a  criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
  •  Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.:   Apanhar a lancheira na hora da merenda.
  •  Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
  •  Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
  •  Registrar a rotina no quadro.
  •  Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
  •  Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.
  •  Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
  •  Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
  •  Soltar objetos dentro de uma caixa.
  •  Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
  •  Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
  •  Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
  •  Saltar pequenos obstáculos.
  •  Bater bola no chão e agarrar em seguida.
  •  Encaixar blocos.
  •  Encaixar blocos em orifícios diversos.
  •  Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc.
  •  Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).
  •  Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu.
  •  Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.
  •  Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre.
  •  Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.
  •  Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”.
  •  Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo.
  •  Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.
  •  Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.
  •  Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.
  •  Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.
  •  Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação.
  •  Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão.
  •  Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades.
  •  Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.
  •  Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secar as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.
  •  Brincar de entrar dentro de caixas de papelão.
  •  Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança.
  •  Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.
  •  Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma.
  •  Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.

MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS PARA O MATERNAL

  • Jogos diversos de montar e desmontar.
  • Jogos de madeira e plásticos desmontáveis.
  • Massa de modelar e argila.
  • Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc.
  • Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc.
  • Bolas de diversos tamanhos e cores.
  • Casinha de boneca, bonecas, corda, carrinhos, regador, panelinhas e diversos brinquedos.
  • Jogos simples de completar figuras.
  • Caixas de papelão de variados tamanhos.
  • Quebra cabeça simples.
  • Blocos diversos para montar.
  • Cubos de diversos tamanhos.
  • Brinquedos sonoros.
  • Caixas com orifícios.
  • Embalagens diversas, vazias.
  • Fantoches.
  • Copos de plástico e potes de iogurte.
  • Fichas com o nome dos alunos.
  • Argolas coloridas.
  • Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijão, milho, etc.).
  • Instrumentos musicais.
  • Painéis com vários estímulos para exploração.
  • Papeis coloridos de texturas variadas.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL II
TODAS AS ATIVIDADES DO MATERNAL I E AINDA:
  • Oferecer revistas com figuras diversas, tanto conhecidas como novas ampliando seu conhecimento.
  • Identificar objetos e animais incompletos, solicitando que identifique a figura como um todo.
  • Fazer a chamada utilizando a ficha com o nome próprio permitindo que a criança reconheça o seu nome no conjunto dos demais.
  • Oferecer livros ilustrados com pequenas histórias para as crianças manusearem.
  • Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc.
  • Oferecer objetos concretos, estimulando-os a discriminá-los.
  • Oferecer embalagens vazias para que a criança possa empilhar, enfileirar ou brincar livremente.
  • Mostrar o livro de história após ter lido, solicitando que aponte personagens.
  • Proporcionar oportunidades de ouvir músicas clássicas e populares.
  • Memorizar pequenos trechos de poemas, parlendas ou canções.
  • Oferecer caixas de diversos tamanhos e formas, para a criança enfileirar da maior para a menor ou encaixar uma dentro da outra.
  • Oferecer lápis de cor, canetas, giz de cera, giz colorido e papéis diversos para a criança rabiscar livremente, sem levar em conta a grafia do trabalho.
  • Oferecer giz colorido para rabiscar no chão, no pátio e no quadro.
  • Estabelecer e ler os combinados com a turma.
  • Permitir que ela faça o reconto de pequenos trechos das histórias contadas pelo educador.
  • Interagir com as crianças na hora da alimentação, dizendo o nome dos alimentos que lhes são oferecidos.
  • Manusear revistas infantis e identificar alguns personagens.
  • Rasgar, amassar, jornais e folhas de revistas, em seguida amassá-los.
  • Brincar com corda passando por cima e por baixo da mesma.
  • Cantar acompanhando o ritmo com instrumentos ou objetos que produzem sons.
  • Percorrer linhas diversas desenhadas no chão ( retas, curvas, sinuosas, etc.).
  • Imitar sons, gestos sugeridos por um modelo.


MATERIAIS PARA O MATERNAL II
TODOS OS USADOS NO MATERNAL I E MAIS:
  • Jogos diversos de montar e desmontar.
  • Jogos de madeira e plásticos desmontáveis.
  • Massa de modelar e argila.
  • Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc.
  • Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc.
  • Bolas de diversos tamanhos e cores.
  • Casinha de boneca, corda.
  • Jogos simples de completar figuras.
  • Caixas de papelão de variados tamanhos.
  • Quebra cabeça simples.


quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sugestões de aulas

Aqui você pode acessar diversas aulas sobre os mais variados assuntos.

É só acessar o link abaixo, onde você terá acesso ao portal do professor do MEC. Bom trabalho.


http://criancaportalprofessor.wordpress.com/sugestoes-de-aulas/

Jogo da Memória com potes de danone

Jogos reciclados são maravilhosos para os alunos aprenderem... E este jogo da memória feito com reciclagem de potes de danoninho está simplesmente perfeito para trabalhar os sinais de trânsito...

Créditos da ideia para a revista Maestra Jardinera.

Fonte: 
http://www.pragentemiuda.org/2010/09/jogo-da-memoria-com-potinhos-de-danone.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+PraGenteMiuda+%28Pra+Gente+Mi%C3%BAda%29

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Músicas com gestos

Cabeça, ombro, joelho e pé
O grupo de alunos canta as partes do corpo como indicado abaixo. Enquanto canta, coloca a mão na parte citada.
Os participantes da roda vão cantando cada vez mais rápido.
Não vale errar a seqüência. Quem errar sai da brincadeira.

Letra da música:

“Cabeça, ombro, joelho e pé

Joelho e pé

Olhos, orelha, boca e nariz

Cabeça, ombro, joelho e pé

Joelho e pé.”


Boneca de Lata
Bia Bedran

Minha boneca de lata
Bateu com a cabeça no chão
Levou mais de uma hora
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui pra ficar boa
Minha boneca de lata
Bateu com o nariz lá no chão
Levou mais de duas horas
Pra fazer a arrumação
Desamassa aqui
Desamassa aqui
Pra ficar boa...

terça-feira, 21 de agosto de 2012

FOLCLORE

O Folclore é a ciência das tradições e usos populares, constituído pelos costumes de um povo, transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas histórias, crendices e superstições, que são passadas através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.
A UNESCO declara que folclore é sinônimo de cultura popular e representa a identidade social de uma comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais, e é também uma parte essencial da cultura de cada nação.
O folclore brasileiro, segundo o Capítulo I da Carta do Folclore Brasileiro, é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil em seu todo. 
Seu estudo sistemático, porém, iniciou somente em meados do século XIX, e levou mais de cem anos para se consolidar no país.
A partir da década de 1970 o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual sólida.
Sendo composto por contribuições as mais variadas - com destaque para a portuguesa, a negra e a indígena - e tendo raízes imemoriais, o folclore do Brasil é rico e diversificado, sendo hoje objeto de intensificados estudos, recebendo larga divulgação, constituindo além disso, elemento importante da própria economia do Brasil pela produção e comércio de bens associados e o turismo cultural que fomenta.

Características para se determinar se um acontecimento é folclórico:
a) Tradicionalidade – É transmitido de geração para geração.
b) Oralidade – É transmitido pela palavra falada.
c) Anonimato – Não tem autoria.
d) Funcionalidade – Existe uma razão para o fato acontecer.
e) Aceitação coletiva – Há uma identificação de todos com o fato.
f) Espontaneidade – Não pode ser oficial nem institucionalizado.

O folclore de cada país é composto das suas músicas, danças, festas, linguagem, usos e costumes, brinquedos e brincadeiras, lendas, mitos e contos, crenças e superstições, arte e artesanato.

Sugestão de atividades - Folclore

Todas as atividades abaixo foram criadas pela prof. Francine Souto do Colégio Cavlac de São Miguel Paulista – SP.

Jogo da velha 

Materiais: EVA de várias cores, Cola p/ EVA e Isopor Acrilex, Marcador permanente, olhos móveis e tesoura.

Modo de fazer :
a) Recorte um quadrado no EVA preto. Recorte outro quadrado um pouco menor que o primeiro em EVA colorido e cole sobre o preto com a cola de EVA.
b) Recorte outros nove quadrados menores e cole sobre a base.
c) Faça cinco sacis ou cinco bois ou cinco sereias ou outros personagens do folclore que quiser. Cole os olhos móveis. Faça os detalhes com os marcadores permanentes.
d) Divida as peças entre as crianças e deixe-os iniciar a brincadeira.

































Dedoches

Materiais: EVA (várias cores), Cola para EVA, Crystal cola, tesoura, olhos móveis e Marcador permanente.

Modo de fazer :
a) Para cada dedoche, corte duas vezes o formato de um dedo. Cole toda a volta, deixando a parte inferior aberta.
b) Sereia - cole a cabeça, braços, colar, coroa e cauda sobre o dedoche, utilize a cola de EVA.
c) Mula sem cabeça, Índia, Saci, Boi e Curupira – Faça os detalhes observando as imagens. Faça texturas com Crystal cola e Marcador permanente.






















Ponteiras de lápis

Materiais: Massinhas Soft (várias cores), Tinta Acrílica, pincel, lápis, Crystal cola, cola branca, Marcador permanente preto e vermelho, borrachinha transparente para encaixar o lápis.

Modo de fazer :
a) Faça uma bolinha (carinha do personagem) com massinha Soft. Faça os complementos com massinhas de outras cores.
b) Introduza na parte inferior um pedaço de borrachinha transparente para encaixar o lápis. Espere secar. Ficará cristalizada. Pinte.
c) Pinte os olhinhos com tinta acrílica ou cole olhinhos móveis. Faça os detalhes com Marcador permanente.
d) Cole os detalhes com cola branca. Finalize com Crystal cola.


































Vitória Régia

Materiais: tampa de pizza, Eva de várias cores, Cola de EVA, Marcador permanente preto e vermelho, Crystal cola, Tinta PVA, olhos móveis, tesoura e marabu.

Modo de fazer :
a) Faça a índia com EVA. Cole a cabeça sobre o tronco, os braços nas laterais e as pernas na parte inferior. Cole o olhos móveis. Faça os detalhes com Marcador permanente. Cole o marabu no brinco e cabeça.
b) Faça uma flor (vitória régia) e cole nas mãos da índia.
c) Pinte a tampa de pizza com a tinta PVA verde. Faça detalhes com a Crystal cola.
d) Cole a índia com a vitória régia nas mãos no centro da tampa de pizza.
































Saci na garrafa

Materiais: Garrafa PET, EVA de várias cores, fita 0,5 cm de largura), Cola p/ EVA e Isopor, tesoura, olhos móveis e Marcador permanente.

Modo de fazer :
a) Corte a garrafa na parte inferior. Descarte a parte inferior.
b) Faça um saci com EVA. Cole um pedaço de fita no gorro do saci e prenda-o na tampa da garrafa.
c) Cole uma tira de EVA na parte inferior da garrafa para dar acabamento.














































Coroa da Sereia (tiara)

Materiais: Tiara fina, EVA, marabu, pérolas, cola p/ EVA e Isopor e tesoura.

Modo de fazer :
a) Recorte em EVA uma coroa da Sereia. Cada criança deverá recortar num formato diferente. Cole-a em volta da tiara.
b) Cole Marabu para dar acabamento e embelezar o trabalho.
c) Cole algumas pérolas para valorizar ainda mais a coroa.
d) Promova um desfile das “Sereias” da classe.



































Boi bumbá 

Materiais: garrafinha plástica de iogurte, EVA preto e branco, Cola para EVA, Cola branca, Crystal cola Brilliant branca, olhos móveis, tesoura, tecido (xita).

Modo de fazer :
a) Recorte um círculo de xita e cole na lateral de uma garrafinha de iogurte (corpo do boi). A garrafinha precisa estar na posição horizontal.
b) Cole a carinha do boi sobre a chita. Faça detalhes com Crystal cola.
c) Cole o rabinho do boi.
d) Espete um lápis na garrafinha para “segurar” o boi.
e) Deixe as crianças brincarem à vontade com seus boizinhos.




























Iara ou Mãe d’água sobre a pedra

Materiais: EVA(várias cores), olhos móveis, pérolas, Marcador permanente preto e vermelho, Crystal cola, parte inferior de garrafa PET, Cola para EVA, cola branca, papel pedra, bandeja de isopor, Tinta acrílica azul, papel nacarado (água) e tesoura.

Modo de fazer :
a) Recorte as partes da Sereia em EVA e cole com Cola para EVA. Faça o rosto com Marcador permanente e olhos móveis. Faça texturas na cauda da Sereia com Crystal cola.
b) Encape a parte inferior de uma garrafa PET com papel pedra.
c) Pinte a bandeja de isopor com Tinta Acrílica azul. Cole sobre ela o papel nacarado (água) amassado.
d) Cole a “pedra” sobre a bandeja.
e) Coloque um palito de churrasco por trás da Sereia e espete na “pedra”.

































Objetivos:
a) Fazer com que os alunos conheçam os costumes, tradições, danças, comidas típicas, etc. do povo brasileiro.
b) Proporcionar uma reflexão onde as crianças aprenderão que algumas tradições e costumes são comuns em todas as regiões brasileiras, outras são diferentes de região para região.
c) Desenvolver atividades significativas que façam com que as tradições brasileiras sejam relembradas e que seja entendido seu verdadeiro valor.

Desenvolvimento:
a) Conversa inicial
- Fale com seus alunos sobre as tradições e costumes de um povo.
- Relembre com as crianças algumas músicas folclóricas.
- Peça que conversem com o pais e avós e perguntem quais são as músicas folclóricas que eles conhecem, quais objetos podem ser considerados folclóricos e de quais regiões do Brasil fazem parte.
- Coloque o mapa do Brasil na lousa e, junto com os alunos, coloque uma marcação sobre o estado de onde os pais deles vieram.
- Conversem sobre essa migração e os costumes de cada lugar.

b) Ações
- Divida a sala em grupos e peça que cada grupo pequise o folclore de uma região brasileira: comidas típicas, religiosidade do local, danças, músicas, lendas, vestimentas, artesanato, etc. Depois da pesquisa pronta, peça que cada grupo socialize aos demais grupos.
- Proponha que façam atividades como as sugeridas acima para que o tema seja comemorado e, a ele, seja atribuída a real importância.

c) Sistematização da Aprendizagem
- Ao final do trabalho, converse com seus alunos sobre tudo o que foi aprendido.

Técnicas e materiais utilizados
Técnicas – Recorte, colagem e pintura
Materiais - Todas as atividades foram trabalhadas com EVA, materiais reciclados, tecidos, massinhas, Cola para EVA, Crystal cola e Marcador permanente,

Conteúdos trabalhados
- Linhas, formas, cores, texturas, sobreposição, bi e tridimensão, harmonia, composição e volume.
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
www.iveteraffa.com.br

Fonte: http://www.acrilex.com.br/educadores.asp?conteudo=179&visivel=sim&mes=54

Vídeos de músicas infantis

Se o professor quer chamar atenção de seus alunos não se esqueça que cantar, pois é uma maneira de motivá-los e deixa-los alegres.
Se tiver dificuldade para cantar ou não conhece muitas músicas procure no Youtube, assim  encontrará músicas infantis com gestos, poderá gravar para escutar e cantar com seus alunos.




A Canoa Virou

A canoa virou, 
Vou deixar ela virar, 
Foi por causa da (nome da criança) 
Que não soube remar. 

Se eu fosse um peixinho 
E soubesse nadar, 
Tirava (nome da criança) 
Do fundo do mar.

Esta é uma brincadeira de roda, na primeira estrofe ao falar o nome da criança esta deve se sentar no meio da roda, quando todas estiverem sentadas, começar a cantar a segunda estrofe e retirando as crianças do fundo do mar.




segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Músicas com gestos

1 - CARANGUEJO

Palma,palma,palma
Pé,pé,pé
Roda, roda,roda,
Caranguejo, peixe é

Caranguejo não é peixe
Caranguejo, peixe é
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré

Ora palma, palma, palma
Ora, pé, pé, pé
Ora roda, roda ,roda
Caranguejo, peixe é!

_ PARTICIPANTES No mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO Em roda.
_ COMO BRINCAR As crianças giram e, no verso “Ora, palma, palma, palma!”, todas batem palmas; em “Ora, pé, pé, pé!”,
batem os pés no chão; e ao cantar “Ora, roda, roda, roda”, giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, “Caranguejo peixe é!”, elas agacham


2 - João trabalha com um martelo

João trabalha com 1 martelo
João trabalha com 1 martelo (fazer o movimento do martelo com um dos braços)
Agora trabalha com 2 (mexer os dois braços)

João trabalha com 2 martelos
João trabalha com 2 martelos
Agora trabalha com 3 (mexer os braços e uma perna)
João trabalha com 3 martelos
João trabalha com 3 martelos
Agora trabalha com 4 (mexer os braços e as pernas)

João trabalha com 4 martelos
João trabalha com 4 martelos
Agora trabalha com 5 (mexer os braços, as pernas e a cabeça)

João trabalha com 5 martelos
João trabalha com 5 martelos
Agora vai descansar (relaxar o corpo)


3 - A Barca Virou

A barca virou,
No fundo do mar,
Porque a (nome da pessoa)
Não soube remar.
Adeus (nome da pessoa) !
Adeus, Maranhão !
Adeus, (nome da pessoa) !
Do meu coração !

Essa cantiga é uma variação de “A Canoa Virou” e pode ser usada em brincadeira de roda.
Como usar em brincadeira de roda:
As crianças de mãos dadas formam uma roda e giram cantando. A criança cujo nome foi mencionado nas quadras, sai da roda.
Repetem-se as quadras, citando-se o nome de cada criança que estava à esquerda daquela que saiu. Prossegue a brincadeira até que a roda desapareça.


4 - Indiozinhos

Um, dois, três indiozinhos
Quatro, cinco, seis indiozinhos
Sete, oito, nove indiozinhos
Dez num pequeno bote
Iam navegando pelo rio abaixo
Quando um jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase, quase virou,
Mais não virou.

Ótimo para incentivar as crianças a começarem a contar.


5 - Janelinha
A janelinha fecha
Quando está chovendo
A janelinha abre
Se o sol está aparecendo

Fechou, abriu
Fechou, abriu, fechou.

Abriu, fechou
Abriu, fechou, abriu.


6 - A BARATA MENTIROSA

A barata diz que tem
Sete saias de filó
É mentira da barata 
Ela tem é uma só
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
Ela tem é uma só (bis)
A barata diz que tem
Sete saias de balão
É mentira da barata
Não tem dinheiro nem pro sabão
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
Nem dinheiro pro sabão (bis)
A barata diz que tem
Um sapato de fivela
É mentira da barata
O sapato é da mãe dela
AH! AH! AH!
OH! OH! OH!
O sapato é da mãe dela (bis)

Ótima para conversar com as crianças, falar que mentir é muito feio e que a mentira tem perna curta.


7 - EU VI O SAPO

Eu vi o sapo
Na beira do rio
De camisa verde

Sentindo frio
Não era sapo
Nem perereca
Era o (nome da criança) só de cueca


8 - LOJA DO MESTRE ANDRÉ

Ai olé , ai olé
Foi na loja do mestre André

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei um pianinho
Plim, plim, plim, um pianinho

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei um violão
Dão, dão, dão um violão
Plim, plim plim, um pianinho

Foi na loja do mestre André
Que eu comprei uma flautinha
Fá, flá, flá, uma flautinha
Dão, dão, dão um violão
Plim, plim plim, um pianinho


9 - ESCRAVOS DE JÓ

Escravos de jó
Jogavam  caxamgá
Tira, põe, deixa ficar
Guerreiros com guerreiros
Fazem zigue, zigue,zá


_ MATERIAL Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno. (cuidado com o tamanho do material oferecido para as crianças)
_ PARTICIPANTES No mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO Em círculo, sentados no chão.
_ COMO BRINCAR Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.


10 - FUI AO MERCADO

Fui ao mercado comprar café
E a formiguinha subiu no meu pé
Eu sacudi, sacudi,sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar batata roxa
E a formiguinha subiu na minha coxa

Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir

Fui ao mercado comprar limão
E a formiguinha subiu na minha mão
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir


Fui ao mercado comprar jerimum 

E a formiguinha subiu no meu bumbum
Eu sacudi, sacudi, sacudi
Mas a formiguinha não parava de subir


Obs: em cada parte do corpo falada na música, mexer sacudindo.

11 - Rosa juvenil

A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda Rosa juvenil, juvenil
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar
Vivia alegre no seu lar, no seu lar
Um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má
Um dia veio uma bruxa má, muito má
E adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim
E adormeceu a Rosa assim, bem assim
E o tempo passou a correr, a correr, a correr
E o tempo passou a correr, a correr
O mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
Um dia veio um belo rei, belo rei
E despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim
E despertou a Rosa assim, bem assim
E tudo ficou bem feliz, bem feliz, bem feliz
E tudo ficou bem feliz, bem feliz


12 - Casinha

Fui morar numa casinha- nha
Infestada- da de cupim- pim- pim
Saiu de lá- lá- lá
Uma lagartixa- xá
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim:
Smack! Smack


Fui morar numa casinha - nha
infestada-da de morceguinho-nho
saiu de lá - lá - lá
uma bruxinha - nha
olhou pra mim
olhou pra mim e fez assim
(dar uma gargalhada)

Fui morar numa casinha - nha
infeitada-da de florzinha - nha
saiu de lá - lá - lá
uma princesinha - nha
olhou pra mim
olhou pra mim e fez assim
(mandar beijinhos)

13 - A galinha do vizinho

A galinha do vizinho
Bota ovo amarelinho.
Bota um, bota dois, bota três,
Bota quatro, bota cinco, bota seis,
Bota sete, bota oito, bota nove,
Bota dez!

Brincadeira:
Com ela, a turminha vai aprender a contar
_ PARTICIPANTES: No mínimo dois.
_ ORGANIZAÇÃO Em roda.
_ COMO BRINCAR As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.


14 - CACHORRINHO ESTÁ LATINDO

Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.
Ô esquindô lê, lê!
Ô esquindô lê, lê, lá, lá!
Ô esquindô lê, lê!
Não sou eu que caio lá!
Cachorrinho está latindo
Lá no fundo do quintal.
Cala a boca, cachorrinho,
Deixa o meu benzinho entrar.

Brincadeira:
Quem está no centro da roda pula num pé só. O resto bate palmas, desenvolvendo o ritmo
PARTICIPANTES: No mínimo três.
ORGANIZAÇÃO: Em roda com uma criança no centro.
COMO BRINCAR: A turma gira e canta. No verso “Ô esquindô lê, lê!”, as crianças batem palmas. A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam. 


15 - PASSA, PASSA, GAVIÃO

Passa, passa, Gavião,
Todo mundo passa.
Os carpinteiros fazem assim,
Os carpinteiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.
Os cavaleiros fazem assim,
Os cavaleiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.
Os sapateiros fazem assim,
Os sapateiros fazem assim,
Assim, assim,
Assim, assim.

Brincadeira:
PARTICIPANTES: No mínimo dois.
ORGANIZAÇÃO: Em roda.
COMO BRINCAR As crianças giram e cantam sempre imitando um ofício( sapateiro, carpinteiro).


16 - SENHORA DONA SANCHA

Senhora dona Sancha,
Coberta de ouro e prata,
Descubra seu rosto,
Queremos ver sua cara.
Que anjos são esses,
Que andam rodeando
De noite e de dia,
Padre-Nosso, Ave-Maria!
Somos filhos de um rei,
E netos do visconde
E o “seu” rei mandou dizer
Para todos se esconder.

Brincadeira:
De olhos vendados, dona Sancha escolhe um colega e tenta adivinhar quem é ele
PARTICIPANTES No mínimo quatro.
ORGANIZAÇÃO Em roda, com uma criança no centro.
COMO BRINCAR A roda canta a primeira quadra. De olhos vendados, quem está no centro canta a segunda. As crianças cantam a última, param e trocam de lugar.
A de olhos vendados toca um colega e tenta reconhecê-lo. Se acertar, vai para o seu lugar. Se não, a brincadeira recomeça.