"O adulto precisa apresentar o mundo"
- Chocalho com garrafa pet, copo de iogurte, Yakult…
- Saquinhos de cheiro feito com TNT algodão e vários aromas.
- Bolinhas de cheirinho feito com meia calça.
- Caixa surpresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
- Tampas de Nescau com figuras.
- CDs com figuras, furado e usado como móbile.
- Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
- Janelinhas das sensações.
- CD com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
- Sagu com anilina dentro da garrafa pet, pode usar também gliter, lantejoula…
- Varal das sensações.
- Cestos dos tesouros.
- Pendulo com bola e elástico colado no teto.
- Soprar (canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz (variar com gelatina colorida).
Cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre.
_ IDADE: A partir de 6 meses.
_ O QUE DESENVOLVE: Noções de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de visão.
_ COMO BRINCAR: Se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto grande e chame o bebê, fazendo com que ele procure você. Apareça novamente. Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome. Depois de alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o bebê goste, como um ursinho, e pergunte: "Cadê o ursinho? Onde ele está?" Incentive a criança a procurá-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a criança a compreender a ausência dos pais quando eles saem, por exemplo, para trabalhar.
Encaixes (para bebês)
Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.
_ IDADE: A partir de 6 meses.
_ O QUE DESENVOLVE: Noções de tamanho e de peso.
_ BRINQUEDO: Caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos e formatos.
_ COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um sobre o outro até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade com os potes e colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a diferença de peso.
Você pode fazer: Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. Recorte o papelão e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.
Cores (para bebês)
Blocos de espuma azuis e vermelhos… Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!
_ IDADE: A partir de 3 meses.
_ O QUE DESENVOLVE: Coordenação motora e a visão, que começa a ficar mais nítida a partir do terceiro mês.
_ BRINQUEDO: Blocos coloridos de espuma.
_ COMO BRINCAR: Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros.
Deixe a criança segurá-los e derrubá-los.
_ ESTE VOCÊ FAZ: Corte o fundo de duas garrafas PET transparentes e coloque papel crepom picado, de diferentes cores e tamanhos, dentro desses recipientes.
Junte um ao outro com fita adesiva. Também é possível usar água, óleo e purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos para que o bebê perceba que sua mão envolve o objeto de várias maneiras.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL I
- Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).
- Manusear revistas.
- Histórias curtas do interesse da turma.
- Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.
- Fazer o reconto das histórias lidas ( professor).
- Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
- Colocar nome no cartaz de pregas e mostrar-lhe.
- Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente.
- Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
- Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.
- Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
- Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
- Registrar a rotina no quadro.
- Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
- Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.
- Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
- Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
- Soltar objetos dentro de uma caixa.
- Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
- Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
- Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
- Saltar pequenos obstáculos.
- Bater bola no chão e agarrar em seguida.
- Encaixar blocos.
- Encaixar blocos em orifícios diversos.
- Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc.
- Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).
- Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu.
- Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.
- Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre.
- Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.
- Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”.
- Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo.
- Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.
- Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.
- Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.
- Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.
- Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação.
- Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão.
- Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades.
- Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.
- Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secar as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.
- Brincar de entrar dentro de caixas de papelão.
- Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança.
- Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.
- Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma.
- Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para
procurar o que tem dentro.
- Jogos diversos de montar e desmontar.
- Jogos de madeira e plásticos desmontáveis.
- Massa de modelar e argila.
- Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc.
- Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc.
- Bolas de diversos tamanhos e cores.
- Casinha de boneca, bonecas, corda, carrinhos, regador, panelinhas e diversos brinquedos.
- Jogos simples de completar figuras.
- Caixas de papelão de variados tamanhos.
- Quebra cabeça simples.
- Blocos diversos para montar.
- Cubos de diversos tamanhos.
- Brinquedos sonoros.
- Caixas com orifícios.
- Embalagens diversas, vazias.
- Fantoches.
- Copos de plástico e potes de iogurte.
- Fichas com o nome dos alunos.
- Argolas coloridas.
- Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijão, milho, etc.).
- Instrumentos musicais.
- Painéis com vários estímulos para exploração.
- Papeis coloridos de texturas variadas.
SUGESTÕES DE
ATIVIDADES PARA O MATERNAL II
TODAS AS ATIVIDADES
DO MATERNAL I E AINDA:
- Oferecer revistas com figuras diversas, tanto conhecidas como novas ampliando seu conhecimento.
- Identificar objetos e animais incompletos, solicitando que identifique a figura como um todo.
- Fazer a chamada utilizando a ficha com o nome próprio permitindo que a criança reconheça o seu nome no conjunto dos demais.
- Oferecer livros ilustrados com pequenas histórias para as crianças manusearem.
- Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc.
- Oferecer objetos concretos, estimulando-os a discriminá-los.
- Oferecer embalagens vazias para que a criança possa empilhar, enfileirar ou brincar livremente.
- Mostrar o livro de história após ter lido, solicitando que aponte personagens.
- Proporcionar oportunidades de ouvir músicas clássicas e populares.
- Memorizar pequenos trechos de poemas, parlendas ou canções.
- Oferecer caixas de diversos tamanhos e formas, para a criança enfileirar da maior para a menor ou encaixar uma dentro da outra.
- Oferecer lápis de cor, canetas, giz de cera, giz colorido e papéis diversos para a criança rabiscar livremente, sem levar em conta a grafia do trabalho.
- Oferecer giz colorido para rabiscar no chão, no pátio e no quadro.
- Estabelecer e ler os combinados com a turma.
- Permitir que ela faça o reconto de pequenos trechos das histórias contadas pelo educador.
- Interagir com as crianças na hora da alimentação, dizendo o nome dos alimentos que lhes são oferecidos.
- Manusear revistas infantis e identificar alguns personagens.
- Rasgar, amassar, jornais e folhas de revistas, em seguida amassá-los.
- Brincar com corda passando por cima e por baixo da mesma.
- Cantar acompanhando o ritmo com instrumentos ou objetos que produzem sons.
- Percorrer linhas diversas desenhadas no chão ( retas, curvas, sinuosas, etc.).
- Imitar sons, gestos sugeridos por um modelo.
MATERIAIS PARA O
MATERNAL II
TODOS OS USADOS NO
MATERNAL I E MAIS:
- Jogos diversos de montar e desmontar.
- Jogos de madeira e plásticos desmontáveis.
- Massa de modelar e argila.
- Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc.
- Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc.
- Bolas de diversos tamanhos e cores.
- Casinha de boneca, corda.
- Jogos simples de completar figuras.
- Caixas de papelão de variados tamanhos.
- Quebra cabeça simples.