sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dicas para Berçário e Maternal

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA BERÇÁRIOS

"O adulto precisa apresentar o mundo"

  •  Chocalho com garrafa pet, copo de iogurte, Yakult… 
  •  Saquinhos de cheiro feito com TNT algodão e vários aromas. 
  •  Bolinhas de cheirinho feito com meia calça.
  •  Caixa surpresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
  •  Tampas de Nescau com figuras. 
  •  CDs com figuras, furado e usado como móbile. 
  •  Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro. 
  •  Janelinhas das sensações.
  •  CD com cantigas com voz de criança, músicas clássicas. 
  •  Sagu com anilina dentro da garrafa pet, pode usar também gliter, lantejoula… 
  •  Varal das sensações. 
  •  Cestos dos tesouros. 
  •  Pendulo com bola e elástico colado no teto. 
  •  Soprar (canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz (variar com gelatina colorida). 
Esconde-Esconde (para bebês)

Cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre. 

_ IDADE: A partir de 6 meses.

_ O QUE DESENVOLVE: Noções de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de visão.

_ COMO BRINCAR: Se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto grande e chame o bebê, fazendo com que ele procure você. Apareça novamente. Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome. Depois de alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o bebê goste, como um ursinho, e pergunte: "Cadê o ursinho? Onde ele está?" Incentive a criança a procurá-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a criança a compreender a ausência dos pais quando eles saem, por exemplo, para trabalhar.

Encaixes (para bebês)

Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.

_ IDADE: A partir de 6 meses.

_ O QUE DESENVOLVE: Noções de tamanho e de peso.

_ BRINQUEDO: Caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos e formatos.

_ COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um sobre o outro até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade com os potes e colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a diferença de peso. 

Você pode fazer: Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. Recorte o papelão e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.

Cores (para bebês)

Blocos de espuma azuis e vermelhos… Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!

_ IDADE: A partir de 3 meses.

_ O QUE DESENVOLVE: Coordenação motora e a visão, que começa a ficar mais nítida a partir do terceiro mês.

_ BRINQUEDO: Blocos coloridos de espuma.

_ COMO BRINCAR: Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros.

Deixe a criança segurá-los e derrubá-los.

_ ESTE VOCÊ FAZ: Corte o fundo de duas garrafas PET transparentes e coloque papel crepom picado, de diferentes cores e tamanhos, dentro desses recipientes.

Junte um ao outro com fita adesiva. Também é possível usar água, óleo e purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos para que o bebê perceba que sua mão envolve o objeto de várias maneiras.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL I
  •  Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).
  •  Manusear revistas.
  •  Histórias curtas do interesse da turma.
  •  Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.
  •  Fazer o reconto das histórias lidas ( professor).
  •  Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
  •  Colocar nome no cartaz de pregas e mostrar-lhe.
  •  Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente.
  •  Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a  criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
  •  Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.:   Apanhar a lancheira na hora da merenda.
  •  Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
  •  Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
  •  Registrar a rotina no quadro.
  •  Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
  •  Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.
  •  Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
  •  Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
  •  Soltar objetos dentro de uma caixa.
  •  Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
  •  Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
  •  Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
  •  Saltar pequenos obstáculos.
  •  Bater bola no chão e agarrar em seguida.
  •  Encaixar blocos.
  •  Encaixar blocos em orifícios diversos.
  •  Solicitar a criança em diferentes situações que atenda a ordens simples como pegar um brinquedo, ninar a boneca, pega o lápis, etc.
  •  Contar e ler histórias diariamente (pode repetir a história).
  •  Estimular à criança a lembrar atividades não rotineiras. EX.: após um passeio ou um filme assistido que nomeie as coisas que viu.
  •  Rasgar folhas de revistas e tentar unir os pedaços reconstruindo as figuras.
  •  Brincar de esconder objetos à vista da criança, solicitando em seguida que ela encontre.
  •  Brincar de dar passos grandes e pequenos, para que ela adquira as noções de dimensão espacial em relação ao próprio corpo.
  •  Oferecer cubos diversos para fazer “torres e fileiras”.
  •  Colocar as crianças em frente ao espelho, pedindo que mostre algumas partes de seu corpo.
  •  Fazê-la sentir necessidade de pedir o que deseja, dizendo o nome não apenas apontando.
  •  Pedir que diga seu próprio nome ou apelido.
  •  Oferecer jogos de encaixe diversos e deixá-la brincar livremente.
  •  Brincar com a criança de jogos de encaixar, montar, desmontar, derrubar, etc.
  •  Fornecer a variedade de materiais que estimulem os diferentes sentidos (visão audição, tato, etc.) permitindo intensa manipulação.
  •  Oferecer lápis de diferentes tipos de papel para que rabisque, não levando em conta seu tipo de expressão.
  •  Valorizá-las nas suas recém adquiridas habilidades.
  •  Assistir programas ou desenhos infantis selecionados na televisão.
  •  Incentivar o aluno a desenvolver hábitos de higiene. EX.: lavar e secar as mãos antes de se alimentar, escovar dentes, etc.
  •  Brincar de entrar dentro de caixas de papelão.
  •  Apresentar a ficha ou crachá com nome próprio e nomeá-lo para a criança.
  •  Levar a criança a imitar a voz dos personagens das histórias trabalhadas.
  •  Levar a criança a identificar figuras e objetos familiares e pessoas, inclusive a si mesma.
  •  Incentivar a criança a destampar caixas diversas, para procurar o que tem dentro.

MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS PARA O MATERNAL

  • Jogos diversos de montar e desmontar.
  • Jogos de madeira e plásticos desmontáveis.
  • Massa de modelar e argila.
  • Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc.
  • Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc.
  • Bolas de diversos tamanhos e cores.
  • Casinha de boneca, bonecas, corda, carrinhos, regador, panelinhas e diversos brinquedos.
  • Jogos simples de completar figuras.
  • Caixas de papelão de variados tamanhos.
  • Quebra cabeça simples.
  • Blocos diversos para montar.
  • Cubos de diversos tamanhos.
  • Brinquedos sonoros.
  • Caixas com orifícios.
  • Embalagens diversas, vazias.
  • Fantoches.
  • Copos de plástico e potes de iogurte.
  • Fichas com o nome dos alunos.
  • Argolas coloridas.
  • Potes, garrafas, latas fechadas, contendo dentro materiais diversos (areia, arroz, feijão, milho, etc.).
  • Instrumentos musicais.
  • Painéis com vários estímulos para exploração.
  • Papeis coloridos de texturas variadas.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL II
TODAS AS ATIVIDADES DO MATERNAL I E AINDA:
  • Oferecer revistas com figuras diversas, tanto conhecidas como novas ampliando seu conhecimento.
  • Identificar objetos e animais incompletos, solicitando que identifique a figura como um todo.
  • Fazer a chamada utilizando a ficha com o nome próprio permitindo que a criança reconheça o seu nome no conjunto dos demais.
  • Oferecer livros ilustrados com pequenas histórias para as crianças manusearem.
  • Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc.
  • Oferecer objetos concretos, estimulando-os a discriminá-los.
  • Oferecer embalagens vazias para que a criança possa empilhar, enfileirar ou brincar livremente.
  • Mostrar o livro de história após ter lido, solicitando que aponte personagens.
  • Proporcionar oportunidades de ouvir músicas clássicas e populares.
  • Memorizar pequenos trechos de poemas, parlendas ou canções.
  • Oferecer caixas de diversos tamanhos e formas, para a criança enfileirar da maior para a menor ou encaixar uma dentro da outra.
  • Oferecer lápis de cor, canetas, giz de cera, giz colorido e papéis diversos para a criança rabiscar livremente, sem levar em conta a grafia do trabalho.
  • Oferecer giz colorido para rabiscar no chão, no pátio e no quadro.
  • Estabelecer e ler os combinados com a turma.
  • Permitir que ela faça o reconto de pequenos trechos das histórias contadas pelo educador.
  • Interagir com as crianças na hora da alimentação, dizendo o nome dos alimentos que lhes são oferecidos.
  • Manusear revistas infantis e identificar alguns personagens.
  • Rasgar, amassar, jornais e folhas de revistas, em seguida amassá-los.
  • Brincar com corda passando por cima e por baixo da mesma.
  • Cantar acompanhando o ritmo com instrumentos ou objetos que produzem sons.
  • Percorrer linhas diversas desenhadas no chão ( retas, curvas, sinuosas, etc.).
  • Imitar sons, gestos sugeridos por um modelo.


MATERIAIS PARA O MATERNAL II
TODOS OS USADOS NO MATERNAL I E MAIS:
  • Jogos diversos de montar e desmontar.
  • Jogos de madeira e plásticos desmontáveis.
  • Massa de modelar e argila.
  • Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc.
  • Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc.
  • Bolas de diversos tamanhos e cores.
  • Casinha de boneca, corda.
  • Jogos simples de completar figuras.
  • Caixas de papelão de variados tamanhos.
  • Quebra cabeça simples.


Nenhum comentário:

Postar um comentário