sexta-feira, 28 de maio de 2010

Memória das Palavras

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Pesquisa e adaptação:
Rosana Ap. Vieira Nunes
ATP História e Geografia

Influências Culturais da África


Angu da Quitandeira. Aquarela de Jean-Baptiste Debret, 1826
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Pesquisa e adaptação:
Rosana Ap. Vieira Nunes
ATP História e Geografia

Mascote Copa do Mundo 2010

 

 
4º Encontro de Professores Coordenadores e Professores de Educação Infantil - Copa do Mundo 2010 - Clique aqui

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Educação Física

As atividades a seguir devem ser apresentadas às crianças do Maternal ao Nível II agregando graus de dificuldades conforme a idade.
12/05/2010

· Jogo das Bolinhas - (bolinhas de diferentes texturas) - Sentar-se a frente da criança com as pernas abertas. Rolar a bolinha pelo chão, um para o outro.
· Assoprando bexigas – (bexigas cheias e amarradas) - Colocar a bexiga sobre a mesa e soprá-la para deslocamento. A bexiga pode ser colocada no chão e/ou desenvolver um percurso para a mesma. Não tocá-la, apenas soprá-la.
· Arremessos com bolas de jornal – (folhas de jornal e cadeiras para proteção) - As folhas devem ser amassadas formando uma bolinha, não apertada. Os arremessos podem ser um ao outro pois as folhas não machucam ou podem ser a um alvo.
· Quicar a bola – (bolinha de tênis) - Círculo ou professora de frente para o aluno. Explicar o que é quicar a bola(bater no chão para pular). Um quica a bola para o outro.
· Carro – (cobertor, tapete ou toalha) - Utilizar o cobertor para arrastar a criança, ou crianças sentadas ou deitadas nele. Com ajuda da criança Brincar de carregar objeto no cobertor.
· Passando por baixo da corda – (2 cadeiras e 1 corda)Passar por baixo da corda engatinhando.
· Jogando almofadas – (almofadas) - Os pequenos devem arremessar as almofadas para a parede. O objetivo é acertar a parede. Todo progresso deve ser comemorado. Aumentar a distância para dificultar o movimento.
· Setas – (setas desenhadas em uma folha sulfite) - Os alunos devem seguir as setas observando a direção que elas apontam e assim desenvolver um percurso que pode ou não ter obstáculos.
· Pega pregador – (pregadores, cestinha e pequenos objetos para serem pinçados) - A criança deve pinçar objetos de formas e texturas diferentes e colocá-los na cestinha. Utilizar apenas uma mão de cada vez.
· Caminho de linhas – (papel pardo com linhas desenhadas curvas desenhadas) - As folhas devem estar estendidas pelo chão e as crianças devem caminhar pelas linhas.



· Movimentos - Pedimos que a criança corra ao nosso redor – Passe entre nossas pernas – Dê pulinhos com as pernas juntas – Dê pulos com as pernas separadas. A professora senta no chão com as pernas estendidas e unidas e pede que as crianças saltem as pernas da professora.
· Siga a luz – (lanterna) - As crianças devem estar assentadas e calmas. Devem ser orientadas a seguir a luz com os olhos identificando os nomes dos objetos por onde a luz passa.

As atividades propostas acima melhoram a motricidade da criança, desenvolvem a capacidade de concentração, melhoram a coordenação dinâmica geral, faz adquirir noção de distância, força e velocidade, favorece a coordenação viso-motora e estimula a exploração do ambiente a seu redor.




Atp Educação Física-EllenGarcia

Educação Física


Jogos para Educação Infantil
(Junho – 2010)

1) Dia de circuito; Material: pneus ou arcos, banco da merenda, cone ou cadeirinha para obstáculos. Em espaço amplo, fora da sala de aula; As crianças devem ficar em fila e ao sinal e com ajuda da professora percorrer o espaço saltando por dentro de pneus ( ou arcos), deslizando pelo banco, contornar obstáculo e correr de volta a fila.
2) Treinando as formas do andar. As crianças devem se espalhar pelo espaço e ao comando da professora executar as ações: andar devagarinho, andar rápido, andar de costas, andar agachadinho, andar na ponta dos pés, girar para a direita, girar para a esquerda, saltar, saltitar e pular, engatinhar... Repetir as formas de andar incluindo movimentos com os braços: abertos, para o alto, atrás das costas, cruzados a frente, com mãos dadas, mãos dadas com o colega... CD – Xuxa - Andar
3) Brincar de espelho. As crianças devem se colocar em duplas, uma à frente da outra, uma criança será o modelo, a outra será o espelho, o espelho deve imitar todos os movimentos do modelo. 2. Brincar de “Macaco disse”: a professora fala e os alunos executam o movimento, ex.: “ Macaco disse para vocês deitarem!” Todos devem deitar...
4) Dia de circuito; Material: bolas, arcos, balde, banco de merenda. Fora da sala de aula. As crianças estão em fila e ao sinal e acompanhada pela professora os alunos que estarão descalços (todos os tênis foram recolhidos e estão misturados em um determinado local do pátio) saem: com bola na mão lançando-a para cima e recuperando-a, em seguida pega um arco e corre para encaixá-lo em um balde, arrasta-se com bumbum no banco, acha seu tênis em meio aos outros, coloca-os e volta ao final da fila
5) Brincar de pega-pega com faixas. Prender na calça da criança, na parte de trás, uma faixa ( tira de tecido, papel crepom ou papel higiênico...). Ao sinal as crianças correm do pegador que tentará tirar o “rabo” de cada aluno. Quem ficar sem rabo deve sentar-se.
6) Escolher seis alunos que ficarão em pé, cada um com um arco na mão, o arco deve ficar em pé apoiado no chão. Os demais alunos estarão em fila e ao sinal do professor cada aluno deverá passar por dentro do túnel de arcos e voltar para o final da fila para repetir o movimento. Os alunos devem revezar com aqueles que seguram os arcos para que todos realizem a atividade. Brincar de amarelinha.
7) Dia de circuito; Material: bolas, arcos, balde, banco de merenda. Fora da sala de aula. As crianças estão em fila e ao sinal e acompanhada pela professora os alunos que estarão descalços (todos os tênis foram recolhidos e estão misturados em um determinado local do pátio) saem: com bola na mão lançando-a para cima e recuperando-a, em seguida pega um arco e corre para encaixá-lo em um balde, arrasta-se com bumbum no banco, acha seu tênis em meio aos outros, coloca-os e volta ao final da fila .
8) Futebol cooperativo: os alunos formam duas equipes e formam duplas, as duplas devem permanecer de mãos dadas por todo o jogo, não podem soltar as mãos. O menino deve conduzir a bola e somente a menina chuta para o gol. (Jogos cooperativos forma uma nova pedagogia para reaprender a viver em comum-idade, para conviver melhor).
9) Bexigas azuis e vermelhas. Formar duas equipes, as crianças devem marcar gol com as bexigas. As bexigas podem ser tocadas com os pés, mãos, cabeça, ombros, pernas... A bexiga azul é para os meninos e a vermelha para as meninas. O jogo acontece no mesmo espaço, ao mesmo tempo e o gol é o mesmo para as duas equipes. Meninos não podem tocar bexiga vermelha e meninas não podem tocar bexiga azul.
10) Material: levar um saco preto cheio de objetos como : grampo, escova de dentes, mola, chinelo, panela, relógio, régua, livro, bolinhas de gude... Vendar os olhos da criança que pega objeto dentro do saco e com o tato deve identificá-lo.
11) Dia de circuito; Material: cadeiras, mesas, colchões, mesa da merenda. As crianças devem formar uma fila e cada um deve correr até as cadeiras, sentar-se em cada uma delas, levantar, correr, passar por baixo das mesas, rolar nos colchões, engatinhar sobre a mesa da merenda e correr ao final da fila. Cada criança deve realizar o percurso no mínimo duas vezes.
12) Circuitos - Material: Banco da merenda. Explorar o material; as crianças devem: subir no banco, caminhar sobre ele, abaixar ao lado do banco, rolar por baixo do banco, saltar do banco ao chão, deslizar sobre o banco, engatinhar sobre o banco, andar como cavalinho sobre o banco...
13) Estafeta - Bola. Explorando o material. Jogar bola um para o outro, jogar a bola para frente e correr para buscá-la, lançá-la para cima e pegá-la, jogar ao alto e deixá-la cair quicando no chão, rolar a bola no chão, jogar a bola para trás acima da cabeça e entre as pernas, conduzir a bola com os pés, encestá-la na tabela de basquete.
14) Lenço-atrás, Corre cotia ( corre cotia na casa da tia, corre cipó na casa da avó, lencinho na mão caiu no chão, moço bonito do meu coração, pode jogar? Pode, em quem eu quiser? É,...), CD II Aquecendo – Xuxa – Faixa 10
15) Circuito; Material: colchão, bola, balde, copo, garrafa. Formar as filas e cada aluno deve: andar de costas até o colchão, cair nele, levantar, pegar a bola, levar até o balde e encestá-la nele, correr até a garrafa e encher o copo até a marca, depois correr ao final da fila.
16) Brincando no colchão - Material: 04 colchões; Colocar os colchões uma ao lado do outro. Explorar o material descalço. Andar sobre o colchão, engatinhar, rolar de lado, pular, deixar-se cair sobre eles, dar cambalhotas...
17) Circuito; Material: folha de jornal, bambolê e cadeira ou cone. Correr com os braços abertos e a folha de jornal aberta no peito ( o vento causado pela velocidade fará com que a folha fique no peito), ir até cadeira ou cone deixar a folha e pegar o arco, voltar com o arco na cintura. Ao chegar na fila entrega o arco ao próximo aluno que realizará o mesmo percurso trocando os materiais no momento certo.
18) Brincadeiras com Corda. A corrente pega a gente e Cabo de guerra.
19) Circuito. Os alunos se colocam em fila e um a um realizam o seguinte percurso: engatinhar até cone ( ou cadeira), saltar com um só pé até cone, rolar até cone, andar abaixado até cone, andar de costas até cone e voltar ao final da fila.
20) Circuito; Material: Giz; Circuito de atividades físicas: Fazer várias marcas de X pelo chão e explicar que em cada marca uma atividade deverá ser realizada. X saltar, X levantar e abaixar várias vezes, X pular num só pé, X cruzar e abrir os braços... Brincar de pega-pega, quem for pego deve sentar no chão.
21) Corda bamba - Material: corda. O grupo será dividido em duplas, as duplas ficarão em fila, ao sinal do professor, uma dupla irá ao centro do espaço onde estará posicionada a corda no chão em linha reta, e uma criança da dupla andará na corda, enquanto o coleguinha irá segurar na sua mão para ajudá-lo. Variações : - - Saltar por cima da corda de um lado para outro com pés unidos e separados - Andar em um pé só - Andar em cima da corda com um pézinho na frente do outro
22) Coelho sai da toca - Material : bambolê. O grupo será dividido em duplas. Será espalhado diversos arcos pelo espaço, e os coelhinhos em duplas estarão passeando livremente, ao sinal do professor as duplas terão que se posicionar dentro de um bambolê (sendo que será uma só dupla em cada bambolê), e novamente ao sinal do professor os mesmos terão que ir para a toca (bambolê) do vizinho. Variações :Num segundo momento será retirado um bambolê, e ao sinal do professor os coelhinhos em duplas terão que entrar dentro da toca, sendo que uma dupla ficará sem toca.

Boas aulas e bons Movimentos!

Atp-EllenGarcia