As atividades a seguir devem ser apresentadas às crianças do Maternal ao Nível II agregando graus de dificuldades conforme a idade.
12/05/2010
12/05/2010
· Jogo das Bolinhas - (bolinhas de diferentes texturas) - Sentar-se a frente da criança com as pernas abertas. Rolar a bolinha pelo chão, um para o outro.
· Assoprando bexigas – (bexigas cheias e amarradas) - Colocar a bexiga sobre a mesa e soprá-la para deslocamento. A bexiga pode ser colocada no chão e/ou desenvolver um percurso para a mesma. Não tocá-la, apenas soprá-la.
· Arremessos com bolas de jornal – (folhas de jornal e cadeiras para proteção) - As folhas devem ser amassadas formando uma bolinha, não apertada. Os arremessos podem ser um ao outro pois as folhas não machucam ou podem ser a um alvo.
· Carro – (cobertor, tapete ou toalha) - Utilizar o cobertor para arrastar a criança, ou crianças sentadas ou deitadas nele. Com ajuda da criança Brincar de carregar objeto no cobertor.
· Passando por baixo da corda – (2 cadeiras e 1 corda)Passar por baixo da corda engatinhando.
· Jogando almofadas – (almofadas) - Os pequenos devem arremessar as almofadas para a parede. O objetivo é acertar a parede. Todo progresso deve ser comemorado. Aumentar a distância para dificultar o movimento.
· Setas – (setas desenhadas em uma folha sulfite) - Os alunos devem seguir as setas observando a direção que elas apontam e assim desenvolver um percurso que pode ou não ter obstáculos.
· Pega pregador – (pregadores, cestinha e pequenos objetos para serem pinçados) - A criança deve pinçar objetos de formas e texturas diferentes e colocá-los na cestinha. Utilizar apenas uma mão de cada vez.
· Caminho de linhas – (papel pardo com linhas desenhadas curvas desenhadas) - As folhas devem estar estendidas pelo chão e as crianças devem caminhar pelas linhas.
· Movimentos - Pedimos que a criança corra ao nosso redor – Passe entre nossas pernas – Dê pulinhos com as pernas juntas – Dê pulos com as pernas separadas. A professora senta no chão com as pernas estendidas e unidas e pede que as crianças saltem as pernas da professora.
· Siga a luz – (lanterna) - As crianças devem estar assentadas e calmas. Devem ser orientadas a seguir a luz com os olhos identificando os nomes dos objetos por onde a luz passa.
As atividades propostas acima melhoram a motricidade da criança, desenvolvem a capacidade de concentração, melhoram a coordenação dinâmica geral, faz adquirir noção de distância, força e velocidade, favorece a coordenação viso-motora e estimula a exploração do ambiente a seu redor.
Atp Educação Física-EllenGarcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário