terça-feira, 13 de abril de 2010

SUGESTÕES DE COMO TRABALHAR HISTÓRIAS PARA ED. INF. E OS 1º ANOS DE EF

• Com pequenos de 1 a 4 anos: trabalhar contos de animais, com fantoches e valorizar a repetição e o som (músicas);

• Com alunos de 4 a 8 anos: explorar ao máximo o faz de conta.

História: A Galinha Ruiva

Imitando o Som

Idade: de 2 a 4 anos
Objetivo: trabalhar os sons dos animais.
Materiais: máscaras de bichos feitas com cartolina (EVA) e elástico.

Para os pequenos de dois e três anos, conte a história da Galinha Ruiva, com as crianças vestindo as máscaras de todos os animaizinhos que aparecem no enredo.
Enquanto estiverem ouvindo, assim que você citar o nome do bicho, a criança com a máscara correspondente faz o som do animal.
Outra idéia para deixar o momento da contação ainda mais acolhedor é servir um bolo de fubá assim que terminar a história.

SEM ANSIEDADE

Com as crianças de quatro anos, distribua as máscaras e peça que se sentem em círculos. No meio da roda, espalhe balas ou doces (certifique-se, antes, com os pais, se eles não se opõem ao consumo).
Conte a história e explique que, ao citar o nome do animal, a criança com a respectiva máscara deve se levantar e imitar o barulho que ele faz. Depois de imitar, ela pode pegar uma guloseima no meio do círculo e voltar a se sentar.
Esta atividade permite trabalhar com a ansiedade dos pequenos. De que forma? Separe os alunos mais impacientes para serem os pintinhos, que só aparecem no final da história para comer o bolo. Calcule a quantidade de doces de forma que, quando chegar a vez deles, não haja balas no centro da roda suficientes para todos. Posteriormente, você pega, então, mais balas e entrega a eles.
Se, durante a atividade, alguma criança que representa o pintinho chorar, procure acalmá-la, sinalizando que, talvez, os filhotes terão um momento especial só para eles.

Fonte: Revista Guia do Educador Extra – Ano 2, nº3 – 2010 – Edit. Alto Astral (encarte Manual Escolar Extra nº 2 -2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário