sexta-feira, 30 de abril de 2010

PROJETO ÉTICA 2010

“Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível”
Paulo Freire

É exatamente disso que trata a ética: de acreditar que podemos viver bem, que podemos melhorar a nossa realidade e que podemos colaborar para que a vida em sociedade seja cada vez melhor.
Justamente por acreditar que essa mudança é possível e que está ao alcance de todos, é que a Secretaria Municipal de Educação de Franco da Rocha, implantou no ano de 2009, dentro do Projeto Ética, o Grêmio Mirim.
Atuando no Grêmio, os alunos constroem um espaço para que possam empreender eles próprios a construção do seu ser, ou seja, as realizações de suas potencialidades em termos pessoais e sociais, desta forma aprenderem ética e cidadania na prática. Assim, mais do que acumular conhecimentos, o importante é propiciar aos alunos oportunidades de aprofundar e enriquecer seus primeiros conhecimentos num mundo em permanente e acelerada mudança.
Durante o ano 2010, uma das atividades do Grêmio se pautará pelo desenvolvimento da Agenda 21 em parceria com a Diretoria do Meio Ambiente. Outra ação está pautada nos seis princípios da Cultura de Paz, projeto proposto pela UNESCO:
· O respeito à vida
· A preservação do planeta
· A não violência
· O ouvir para compreender
· A generosidade
· A solidariedade
Como apoio ao desenvolvimento do trabalho de estabelecimento de metas de convivência, nossos professores receberam kits contendo 15 volumes da coleção “O futuro cidadão”, além de sugestões de atividades para o desenvolvimento ao longo do ano.





Um comentário:

  1. Olá, somos os participantes da escola Juvenal Gomes do Monte, e o que temos a dizer sobre o projeto de ética, é na verdade, um ideal a ser, ainda, muit trabalhado, pois ao olhar para as crianças voltarem para a escola no contraturno com um sorriso no rosto, é de modo particular, um verdadeiro sentido da palavra gratificante, a esperança que elas mostram nos olhos é espetacular, esse projeto não pode parar.
    Quanto ao resultado: é realmente possível de pensar na possibilidade de uma educação de primeira linha, pois o que é visto é que eles (alunos) realmente aprendem.

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