sexta-feira, 30 de abril de 2010

Educação Física


Atividades Recreativas para Educação Infantil
1-Interagir com a criança envolvendo aspectos da natureza. Faça um passeio com os alunos pela escola e oriente a caminhada:
· Dando passos de formiga
· Dando passos de elefante
· Saltando como um canguru
· Saltando como um sapo
· Andando nos calcanhares
· Andando na ponta dos pés
· Arrastando perna direita/esquerda
· Balançando braço direito/esquerdo
· Andando agachado
· Quadrupediar como um felino (explicar o que é felino)
· Correr até local determinado e sentar
· Sentir as batidas do coração e conversar com os alunos sobre os ritmos cardíacos em repouso e em movimento.

2-Brincadeira ao ar livre. Ficar contra o Sol e observar sua sombra projetada no chão: os contornos, a altura, os possíveis movimentos... pega-pega de sombra (correr para pegar a sombra do outro). Falar que é necessário um corpo contra a luz para que haja a projeção da sombra. Levar lanterna para a classe e brincar de sombras na parede e de seguir a luz.
3-Dança do chapéu. Dois chapéus de cores diferentes. Os alunos sentam-se em 2 círculos. Um dentro do outro. Ao sinal devem ir passando os chapéus de cabeça em cabeça, no stop o chapéu pára e fica onde está. As crianças que estão usando o chapéu devem levantar-se e dirigir-se ao centro da roda para dançar ao sinal da música que será colocada pelo professor. Após apresentação os alunos voltam para a roda e o jogo reinicia-se.
4-Propor obstáculos para os alunos superarem: bancos, mesas, arcos... Diversifique!
5-Jogos de imitação ou mímicas. Imitar os gestos:
· Pentear cabelos
· Escovar dentes
· Tomar banho
· Calçar sapatos
· Comer e beber
· Lavar roupas
· Cozinhar
· Atender telefone
· Varrer chão
· Dirigir ...
6- Levar uma almofada bem leve. Sentar as crianças em círculo. Ao sinal jogar a almofada para uma criança que ao pegá-la deve dizer seu nome. Em seguida esta criança deve jogar a almofada para um colega e o colega ao agarrá-la deve dizer o nome do primeiro mais o seu nome e assim sucessivamente. Se o grupo for grande ou as crianças muito novas, dividir a turma.
7-Formar duplas. Uma de frente para a outra. Como um espelho, uma criança deve movimentar-se e a outra imitá-la. Orientar as crianças a realizarem movimentos que expressem sentimentos, ou atividades do cotidiano. Em seguida procede-se a adivinhações dos movimentos realizados pelos colegas.
8-Levar 02 tiras de TNT com mais ou menos 60 cm. Ensinar a criança a dar nó simples. Em seguida formar duas filas. Ao sinal, o primeiro da fila deve virar-se para trás e amarrar a fita no braço/pulso do colega. Este deve retirar a fita do braço/pulso e amarrar no colega de trás e assim sucessivamente até que o último seja amarrado, este deverá correr e entregar a fita para a professora ou dar um nó nobraço/pulso dela.








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