DIA DOS PAIS
Parabéns, Paizão! Você merece!Carinho, atenção, cuidados especiais... Estes são sentimentos comuns nos pais de qualquer idade ou estilo.
A origem da data parece ter surgido nos Estados Unidos, em 1909, quando Sonora Louise Smart Dodd inspirou-se na força e generosidade de seu pai e pensou que seria justo eleger um dia para homenagear todos os pais. Para Sonora o pai foi um exemplo de superação, pois criou seis filhos sozinho depois que sua esposa morreu no parto do sexto filho.
Assim, em 19 de junho de 1910, houve a primeira comemoração do Dia dos Pais, na cidade de Spokane, Washington.
Logo essa comemoração espalhou-se por outras cidades dos Estados Unidos e para outros lugares do mundo.
O Brasil os pais começaram a ter um dia só para eles a partir de 1953 por iniciativa da imprensa carioca que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiramente, foi instituído o dia 16 de agosto, porque é o dia de São Joaquim, considerado patriarca da família, mas depois, por motivos comerciais a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
(Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/dia-dos-pais.html)
Curiosidade
Em algumas tribos indígenas brasileiras, é costume o pai manter resguardo no lugar da mãe que deu à luz. São quase dois meses de descanso! Também para ele são destinados os presentes dados pelos membros da família. Para essas sociedades, o pai é o responsável pela existência do filho.
(fonte: http://www.klicknet.com.br/conteudo/pagina/0,6313,PPR-133-582-,00.html)
Nenhum comentário:
Postar um comentário