sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Atividades Lúdicas para Educação Infantil

Atividades realizadas na Oficina do dia 17/08/2011.

Grupo: Ana, Andreia, Elizabete, Fernanda Morelato, Keite, Maria Inez e Silmária.

Nome do Jogo: Chuva de bolas

Conteúdo: Linguagem corporal.
Objetivo: Consolidar a coordenação óculo-manual e a pontaria.

Materiais necessários: Jornal e fita adesiva.

Desenvolvimento: Marcar dois campos e dividir a turma, colocar quantidade de bolas iguais.
Quando o educador der o sinal, as crianças começam a lançar as bolas ao campo contrário. Decorridos 2 minutos o educador repete o sinal, termina o jogo e contam-se as bolas que há em cada campo.
Ganha o grupo que tiver menor quantidade de bolas no seu campo.


Grupo: Adriana Santos, Iraci, Kátia e Nilda.

Nome do Jogo: O caminho dos presos

Conteúdo: Coordenação, equilíbrio e agilidade.

Objetivo: Que o aluno seja capaz de exercitar: equilíbrio, coordenação, confiança, atenção e lateralidade.

Materiais necessários: Lençol ou barbante.

Desenvolvimento:
  • Definir o trajeto a ser percorrido;
  • Colocar os participantes em duplas, um de costas para o outro, atam-se pela cintura e ficam no início do trajeto a ser percorrido.
  • Após o sinal combinado, todos os pares começam o trajeto percorrendo-o o mais rápido possível;
  • O par que chegar primeiro terá o privilégio de marcar o próximo trajeto.
Variação: Ao invés de se amarrarem pela cintura de costas, colocar os alunos de frente um para o outro, de mãos dadas cruzadas. Não poderá soltar as mãos ou descruzar os braços.

Grupo: Adriana, Ana, Cristiane, Elisangela, Marcia e Zenaide.



Nome do Jogo: Ar, água e Terra

Conteúdo: Onde vivem os animais.

Objetivo: Desenvolver a capacidade coordenativa, reação, espaço e tempo.


Materiais necessários: Bola leve.

Desenvolvimento: As crianças sentam-se em roda e inicia-se o jogo.
Devem passar a bola e dizer “ar”, “água” ou “terra” no momento em que lançam a bola ao colega. Quando a recebem, têm que dizer o nome de um animal que viva no lugar citado (por exemplo, se for dito ar, podem responder passarinho).

Variação: Ao atirar a bola, em vez de dizer os três meios em que vivem os animais, dizer a palavra “mundo” e todos os participantes devem mudar de lugar.


Grupo: Acassia, Adriana Borges, Adriana Fernandes, Ana Maria e Mara.

Nome do Jogo: Circuito

Conteúdo: Vivenciando experiências físicas e desenvolvendo habilidades.

Objetivo: Desenvolver a coordenação motora, agilidade, lateralidade, noção de espaço, habilidade e concentração.

Materiais necessários: Mesas, cadeiras, colchão, cabo de vassoura, boneca.

Desenvolvimento: O circuito deverá ser montado previamente, após a divisão dos grupos, os participantes deverão percorrê-lo, levando consigo a boneca.


Grupo: Analúcia, Andréia, Carolina, Dionéia, Isnéia e Sandra.

Nome do Jogo: Mãe da rua

Conteúdo: Noção de espaço.

Objetivo: Desenvolver atenção, equilíbrio, velocidade, coordenação motora e agilidade.

Material necessário: Giz

Desenvolvimento: Riscar um retângulo no chão, onde um aluno será escolhido para ficar dentro do retângulo para tentar pegar os demais que deverão atravessar o campo. A brincadeira terminará quando todos forem pegos. Vence a equipe que ficar com maior número de jogadores.

Variação: criar dificuldades para os jogadores atravessarem a rua, como atravessar pulando em um pé só.


Grupo: Daniela, Telma, Claudia, Sueli, Michele e Claudia Santos.

Nome do Jogo: Cara metade/o que é o que é?

Conteúdo: Operações, Formas geométricas, Cores.

Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico, atenção, socialização, percepção e comparação.

Materiais necessários: Cartões de várias cores, revistas, figuras, formas e imagens.

Desenvolvimento: De acordo com a faixa etária a atividade será adaptada. Cada criança receberá um cartão com a metade de uma figura e de acordo com o critério e a comanda do professor deverá encontrar o seu par ou resultado.

Variação: Pode-se mudar o jogo trocando o conteúdo dos cartões para números, animais, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário