terça-feira, 4 de maio de 2010

MOVIMENTO


MOVIMENTO

Mover-se faz parte do viver. Os movimentos apresentam grande importância biológica, psicológica, social, cultural e evolutiva. Através dos movimentos o ser humano interage com o meio ambiente. Expressa-se a criatividade, a comunicação e os sentimentos através dos movimentos. É por meio do movimento que o ser humano se relaciona com o outro, aprende sobre si mesmo e aprende sobre o meio social em que vive.
As experiências motoras que se iniciam na infância é de fundamental importância.
Os movimentos estão presentes em todas as atividades humanas, seja no lazer, no trabalho, no desporto...
Os movimentos naturais são o ponto de partida para a educação. São eles: andar, correr, saltar, empurrar, balancear, girar... São movimentos que não estão presos a uma técnica específica e são executados pelo homem afim de suprir suas necessidades básicas de movimento.

MOVIMENTOS BÁSICOS


Locomotores: Deslocamento do corpo no espaço – engatinhar, rastejar, saltitar...
Não Locomotores: Não se deslocam de um ponto ao outro no espaço – sentar, flexionar, puxar, empurrar, chutar, arremessar...
Manipulativos: Manuseio e manejo de objetos – carregar, transportar, puxar, empurrar, chutar, arremessar...

Segundo o Referencial Curricular para Educação Infantil, percebemos que o movimento é uma dimensão indispensável ao desenvolvimento e cultura humana. Desde que nascem as crianças se movimentam, e a partir daí, adquirem cada vez mais controle sobre o próprio corpo interagindo mais com o mundo. Quando a criança se movimenta, ela expressa sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando todas as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. Podemos então perceber que o movimento não é somente o deslocamento do ser humano no espaço, constitui-se uma linguagem que permite a criança agir sobre o mundo físico e atuar sobre o ambiente humano.
O movimento aumenta na criança a capacidade de agir, interagir e reagir afetivamente com as outras crianças e consigo mesma.
O movimento melhora as qualidades físicas: força, resistência, velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário