sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Educação Física





Jogos Recreativos para Educação Infantil
Agosto/2010




1-Bola no arco - Material : bola e arco. O grupo será dividido em duplas. As duplas ficarão em fila, uma dupla de cada vez irá ao centro do espaço, uma criança da dupla segura o arco e a outra fica com a bola a uma pequena distância um do outro. O aluno que estiver com a bola arremessará em direção ao arco, tentando fazer cesta. Adaptações : - -Usando um cesto de lixo - O professor poderá segurar o bambolê e as crianças em fila arremessarem.

2-Bate – Pega - Distribuir os alunos em círculo (em pé), de modo que o professor se posicione no centro segurando uma bola. O professor, do centro deverá lançar a bola para um dos alunos, sendo que este deverá bater palmas antes de receber a bola.
Regras: Segurar a bola sem deixar cair no chão - Não esquecer de bater palmas antes de segurar a bola - Quando o professor fingir lançar a bola para um dos alunos, este não deverá bater palmas.

3-Formiguinha - Formar grupos (colunas) de acordo com a quantidade de alunos, em diferentes pontos da quadra, sendo que cada grupo terá um circulo correspondente (casinha). Cada aluno (formiguinha) receberá uma folha de jornal, e terá que fazer uma bola (comida) com o mesmo. Ao sinal do professor o 1º aluno (formiguinha) deverá, carregando a bolinha (comida) nas costas das mãos, levá-la até a sua respectiva casinha andando lentamente, retornando ao final de sua coluna e assim sucessivamente até o último. A um novo sinal do professor, cada grupo de formiguinhas terá que tomar a comida das outras casinhas e levá-la para sua. Ao final de um tempo determinado pelo professor encerra se a atividade, e o grupo de formiguinhas que tiver mais comida em sua casinha não passará fome no inverno.

4-Meus ladinhos - Música CD (Xuxa) “mãos direitas na frente, mãos direitas atrás... ouvir e movimentar-se com o ritmo”. Em círculo, aluno por aluno, pintar a mão direita com guache e carimbar no papel pardo. Após carimbar de todos, o mesmo processo com a esquerda. Pedir para irem escrevendo os nominhos. Colocar os cartazes no pátio.

5-Os Caças - Dividir a turma em dois grupos iguais, caçadores e caças. Posicionar uma das equipes (caçadores) em cima da linha de fundo da quadra, e a outra (caças) ocupando todo o espaço disponível. Ao sinal do professor, os caçadores saem, um de cada vez, atrás das caças. Quando o caçador conseguir capturar alguma presa, ele junto com a presa sentam – se no chão no lugar onde houve a captura, e assim sucessivamente. Depois de esgotados todos os caçadores, as equipes se invertem e a atividade recomeça.

6-Pega o rabo do Macaco - Cada criança possuirá um rabinho feito de fita ou papel. Tendo o objetivo de arrancar o rabinho do colega e ao mesmo tempo proteger o seu (dentro de um espaço restrito, como um salão). Não é permitido qualquer tipo de toque, como agarrar partes do corpo do colega, fora o rabinho ou mesmo esconder este com as mãos, no bolso, etc. A crianças que tiver o seu rabinho pego, formará um círculo para diminuir o espaço dos participantes. Material: rabinho de fita ou papel.

7-Forma letras e números - As crianças estarão espalhadas pelo espaço, caminhando livremente. Ao comando do monitor, como por exemplo: "grupo de 3", as crianças devem formar trios e assim por diante ("dupla", "4", "7", "2 com as mãos na parede", "5 com a mão no ombro", "7 com a mão no pé", etc). Quem sobra na formação de cada grupo é eliminado da brincadeira.

8-Cabeça pega rabo - Formar colunas de mais ou menos oito elementos, cada um segurando na cintura do companheiro da frente. O primeiro jogador tenta pegar o último da coluna, que procura se desviar para não ser pego. Se conseguir, o primeiro jogador da coluna troca de lugar com o último.

9-Cabra-cega de roda - Os olhos de uma criança é vedado. A brincadeira se dá em um quarto pequeno ou lugar com poucos móveis para que as crianças não se machuquem. A cabra-cega é girada pelas crinças e é dado o sinal para que ela comece a procurar. Quem ela tocar ou agarrar (deve ser combinado) é a próxima cabra-cega.

10-Mamãe, posso ir? - Uma criança é escolhida para ser a mãe e as outras serão filhas. De uma distância é estabelecido o seguinte diálogo: - Mamãe, posso ir? - Pode. - Quantos passos? - Três de elefante. Dá três grandes passos em direção à mãe. Outra criança repete. - Mamãe, posso ir? - Pode. Quantos passos? Dois de cabrito. Dá dois passos médios em direção à mãe. - Mamãe, posso ir? - Pode. Quantos passos? Quatro de formiga. Quatro passos diminuídos à frente. A primeira das filhas que atingir a mãe assume o posto.

11-Serra, serra, serrador... - Duas crianças se põem de frente e dão as mãos. Depois, ficam balançando os braços, indo e vindo, enquanto falam: - Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô! Quantas tábuas já serrou? Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso. Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.

12- Pega-Pega/Pique-Pega - Bastante conhecida, tanto quanto a brincadeira anterior. E essa é bem simples. Escolhe-se uma criança para ser o pegador. O pegador deve dar um tempo para as outras crianças se afastarem e depois ir correr atrás delas, até pegar uma (Encostando a mão nas costas por exemplo)! Quando pegar alguém, esse alguém se tornará o novo pegador e assim a brincadeira continua, até cansar. Vale lembrar que deve ser estabelecido um limite, quem ultrapassar o limite passará a ser o pegador mesmo que tenha conseguido fugir!

13- Barra-Manteiga - Separe a turma em dois times, que devem ficar a uns metros de distância. Os jogadores ficam um ao lado do outro, formando uma linha, com as palmas das mãos viradas para cima. Um jogador vai até o time adversário e bate com a palma da mão direita nas mãos dos jogadores do outro time. Ele vai andando com a mão estendida sobre as mãos dos coleguinhas e ao sinal do professor dá um tapinha na mão de alguém e corre de volta para o seu lado do campo. Quem levar o tapa tem de correr atrás do adversário e tentar pegá-lo. Se conseguir, leva o jogador para a sua equipe e vai bater nas mãos do outro time. Ganha quem conseguir trazer mais adversários para a sua equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário